Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências Exatas - ICEx
  • PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - Volta Redonda
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências Exatas - ICEx
  • PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - Volta Redonda
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Produto Educacional (3.014Mb)
Dissertação (3.800Mb)

Collections
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda

Statistics
Metadata
Show full item record
JOGO DE CARTAS: ADAPTAÇÃO DO JOGO MAU-MAU DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS E HIDROCARBONETOS
Martinelli, Cynthia
Abstract
O educador através da educação forma um cidadão crítico e reflexivo. O conhecimento sobre a aprendizagem e suas teorias, o permite maiores possibilidades de trabalho na sala de aula com seus educandos, já que cada um tem seu estilo próprio de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educando, através da utilização de jogos didáticos, no aprendizado de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, diante da inquietude da sala de aula, da busca pelo aprendizado dinâmico e ativo. A metodologia utilizada é uma adaptação do jogo de cartas MAU-MAU sobre as funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, que foi aplicado a duas turmas do Ensino Médio, culminando num processo ensino-aprendizagem dinâmico e construtivista. Após a aplicação do jogo didático, os alunos responderam a um questionário com o objetivo de avaliar os resultados do jogo na aprendizagem. Sabe-se que os jogos didáticos são um auxílio real no processo ensino-aprendizagem, promovendo a busca pelo conhecimento por parte do aluno, como também uma interação saudável entre eles. Vale ressaltar que é importante a segurança e conhecimento por parte do educador que o aplicará. Durante a aplicação do jogo verificou-se o interesse por parte dos alunos no assunto abordado, como também o desenvolvimento do conhecimento. A adaptação do jogo MAU-MAU poderá ser utilizado como ferramenta auxiliar pelo professor do Ensino Médio que aborda o assunto de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
MARTINELLI, Cynthia. Jogo de cartas: adaptação do jogo Mau-Mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
Subject(s)
Educação
Jogo didático
Funções orgânicas
Química
Hidrocarboneto
Ensino médio
Education
Didactic game
Organic functions
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27748
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram