EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE INTERAÇÃO MEDIADA POR MÍDIAS DIGITAIS NO COTIDIANO ESCOLAR
Comunicação
Cotidiano escolar
Mídias digitais
Gêneros do discurso
Linguagem
Educação básica
Mídia Social
Cotidiano
Education
Communication
Everyday school life
Digital media
Genres of discourse
Language
Resumo
Esta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas
interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo-
nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com
as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a
comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos,
linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga
(2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos
remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização
(FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no
cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller
(2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012)
sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent
(1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte
em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as
mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no
cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo
estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para
sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979])
e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva
no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
TeseFonte
GONÇALVES, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano. Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, 2022.Assunto(s)
EducaçãoComunicação
Cotidiano escolar
Mídias digitais
Gêneros do discurso
Linguagem
Educação básica
Mídia Social
Cotidiano
Education
Communication
Everyday school life
Digital media
Genres of discourse
Language