AMPLIANDO O CONCEITO DO PODER DE AGIR: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO ENTRE A CLÍNICA DA ATIVIDADE E A FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
Clínica da atividade
Fenomenologia existencial
Teleatendimento
Militância sindical
Psicologia do trabalho
Teletrabalho
Atendimento ao cliente
Ativismo
Sindicalismo
Power to act
Activity clinic
Existential phenomenology
Call center
Union militancy
Abstract
A presente tese busca aproximar e produzir diálogos entre a clínica da atividade com autores da fenomenologia existencial, principalmente Heidegger, Kierkegaard e Sartre, para ampliar o conceito de poder de agir. Este estudo partiu do problema de investigação: como identificar a ampliação do poder de agir de trabalhadoras do teleatendimento, vinculando-o à participação delas na militância sindical. A metodologia adotada foi a escuta fenomenológica existencial tendo em paralelo o referencial da clínica da atividade. A contextura da pesquisa utiliza o método da entrevista aberta, seguindo as trilhas do diálogo socrático (maiêutica) na construção das perguntas durante a realização da mesma, pondo em análise a atividade e os atravessamentos existenciais, entendendo-os como produção de subjetividade na atividade. A partir dos estudos desenvolvidos e da análise das entrevistas tendo como cenário a realidade percebida do trabalho das teleatendentes e a conjuntura social foi possível apresentar aproximação dos conceitos da fenomenologia existência com o conceito de poder de agir numa proposta de ampliação deste conceito. Se o próprio Yves Clot aponta que o poder de agir está na potência inventiva de meios de vida, concorda que os processos existenciais são indeterminados e de infinitas possibilidades como assegura Martin Heidegger, e que o ser humano é livre e responsável por suas escolhas como enuncia Sartre, abrindo a possibilidade do entendimento do conceito de liberdade a partir da construção de processos de libertação na existência. É por esta via que a presente tese toma forma e apresenta mais esta possibilidade de encontro teórico.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
GODOY, Noeli de Almeida. Ampliando o conceito do poder de agir: uma proposta de diálogo entre a Clínica da Atividade e a Fenomenologia Existencial. 2022. 118 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Poder de agirClínica da atividade
Fenomenologia existencial
Teleatendimento
Militância sindical
Psicologia do trabalho
Teletrabalho
Atendimento ao cliente
Ativismo
Sindicalismo
Power to act
Activity clinic
Existential phenomenology
Call center
Union militancy