NOSSAS HISTÓRIAS NÃO SERÃO APAGADAS: O ENSINO DE HISTÓRIAS MENORES
Histórias Menores
Cotidianos
Experiência
Ensino básico
Ensino de história
Professor de História
Escola pública
Rio de Janeiro
History Teaching
Minor Histories
Daily Life Studies
Experience
Abstract
Que currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao
terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas
nos trânsitos entre o passado, o presente e o futuro por estudantes e professora em seus
encontros? São estas as perguntas que animam os caminhos desta pesquisa desenvolvida no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e nas
aulas de história, que reconheceremos como histórias menores, para turmas do primeiro ao
terceiro anos Ensino Médio Integral no Colégio Estadual Guilherme Briggs, localizado em
Niterói-RJ, durante os anos de 2017 a 2021. Com as narrativas produzidas através dos registros
dos encontros entre professora e estudantes, compartilhados ao longo da tese, compreendemos os
conhecimentos vivenciados nas aulas em uma perspectiva rizomática, em diálogo com as
reflexões de Deleuze e Guattari (2011), atravessado, portanto, por múltiplas vozes, velocidades e
temporalidades. histórias menores e múltiplas, tecidas coletivamente pela professora e
estudantes. histórias menores que se desenrolam nos cotidianos da escola e que nos aproximaram
das reflexões produzidas nos estudos dos cotidianos, em especial com as pesquisas de Alves
(2002), Carvalho (2009) e Andrade (2014). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa
intervenção, produzida em diálogos com os procedimentos da pesquisa cartográfica presentes nas
produções de Passos, Kastrup e Escóssia (2015). Uma aposta teórico-metodológica que nos
permitiu narrar os caminhos da própria pesquisa e, portanto, os seus entrecruzamentos em redes
de vivências que, por vezes, nos provocam experiências (LARROSA, 2019) conectadas em um
plano comum nas aulas de histórias menores.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
STEFENSON, Eleonora Abad. Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores. 2022. 138f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Ensino de HistóriaHistórias Menores
Cotidianos
Experiência
Ensino básico
Ensino de história
Professor de História
Escola pública
Rio de Janeiro
History Teaching
Minor Histories
Daily Life Studies
Experience