ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO O SERVIÇO DE MASTOLOGIA DOS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO: A LEI DOS SESSENTA DIAS (LEI N. 2.732, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012
Lei dos Sessenta dias
Estadiamento
Câncer de mama
Estadiamento de neoplasias
Paciente de alto risco
Paciente
Legislação
Breast cancer
Sixty Days law
Staging
Abstract
Introdução: O câncer em geral é a segunda causa de morte no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. O câncer de mama é o mais comum no sexo feminino, sendo a principal causa de morte por câncer entre as mulheres, totalizando 16% das mortes por neoplasia no sexo feminino. Sabe-se que a mortalidade por câncer de mama está associada ao estadiamento. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura, menor o custo e a morbidade. Nesse sentido, o Ministério da Saúde do Brasil instituiu em 2014 o prazo de até 60 dias para o início do tratamento após o diagnóstico. Objetivo: Analisar o cumprimento da Lei dos Sessenta dias no Serviço de Mastologia no HUAP. Métodos: Foi realizado um estudo observacional, retrospectivo e analítico, através de buscas dos prontuários de pacientes atendidas no setor de mastologia do HUAP, no período de janeiro de 2017 a 2019, através das fontes de contato obtidas nos prontuários, as pacientes foram contatadas para o recrutamento e agendamento. A equipe realizou a busca dos prontuários para extração dos dados necessários, conforme o instrumento de coleta de dados. Foram coletadas informação sobre idade, presença de comorbidades, município de origem e estadiamento da doença de mulheres de com idade superior a 18 anos, em acompanhamento no Serviço de Mastologia com diagnóstico de neoplasia maligna da mama, em consulta de primeira vez no Serviço de Mastologia, com diagnóstico de câncer de mama. A amostra foi composta pelas pacientes submetidas ao tratamento cirúrgico ou medicamentoso de câncer de mama de 2017 a 2019 no HUAP. O nível de significância de 0,05 (5%) foi considerado o limite para as decisões estatisticamente significativas. Resultados: A idade média foi de 52,28 anos. Além disso, o tempo mediano entre o diagnóstico e a primeira consulta foi de 51 dias, entre o diagnóstico e a cirurgia foi de 155 dias e até o tratamento neoadjuvante foi de 119 dias. Em relação ao tempo da primeira consulta e o início do tratamento, observou-se mediana de 91 dias, sendo que até a cirurgia foi de 106 dias e até o neoadjuvante foi de 77 dias. Além disso, notou-se que a maioria das participantes são de Niterói, sendo que a maior parte das mulheres apresenta comorbidades. Em relação ao estadiamento, foi encontrado que a maioria dos tumores são T2 (2-5 cm), sem acometimento axilar e doença a distância. Em relação aos tempos, foi possível observar que as mulheres com presença de comorbidades apresentaram maiores valores de tempo entre a primeira consulta e o início do tratamento. Além disso, o tempo entre a primeira consulta e o início do tratamento das pessoas submetidas à cirurgia foi maior do que as que receberam o tratamento neoadjuvante. Conclusão: O Serviço de Mastologia do HUAP não cumpre com a Lei dos Sessenta dias, visto que o tempo da primeira consulta até o tratamento é superior a data estabelecida.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
ALVES, Luciana Jandre Boechat. Estudo epidemiológico o serviço de mastologia dos Hospital Universitário Antonio Pedro: a lei dos sessenta dias (Lei n. 2.732, de 22 de novembro de 2012. 2022. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil, Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Câncer de mamaLei dos Sessenta dias
Estadiamento
Câncer de mama
Estadiamento de neoplasias
Paciente de alto risco
Paciente
Legislação
Breast cancer
Sixty Days law
Staging