ENTRE CONVERSAS NA HORA DO RECREIO E CORRIDAS DE CURRÍCULOS - TORNANDO-SE PROFESSORAS DE HISTÓRIA EM PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS
Pré-Vestibular Social
Cotidianos
Currículos
Ensino de História
Teatcher Education
Social Pre-University
Everyday
Curricula
History Teaching
Abstract
Este trabalho propõe narrar as conversas entre quatro mulheres acerca dos
caminhos que envolvem o tornar-se professora. Em comum, além do mesmo curso
de graduação, nós, pois sou uma destas professoras, vivenciamos, em espaços de
educação conhecidos como pré-vestibulares sociais, nossas primeiras experiências
em sala de aula. A partir de narrativas realizadas através de conversas, me
proponho pensar os percursos e escolhas de cada uma dessas professoras que lhes
possibilitaram se entender, constituir e enxergar como docentes nesses espaços de
educação. Pensar em suas primeiras aulas em cursos que são espaços de formação
política e social, suas relações com os currículos de História e o tempo em sala de
aula, as horas do recreio que partilham com suas estudantes e os afetos que se
formam em sala de aula faz parte das intenções deste trabalho que se insere nos
estudos com os cotidianos e busca dialogar com autores como bell hooks, Grada
Kilomba, Janete Carvalho, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Freire e Sandra
Selles.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SOUZA, Beatriz Martins de. Entre conversas na hora do recreio e corridas de currículos - Tornando-se professoras de História em pré-vestibulares sociais. 2022. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Formação de ProfessorasPré-Vestibular Social
Cotidianos
Currículos
Ensino de História
Teatcher Education
Social Pre-University
Everyday
Curricula
History Teaching