NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE FÍSICA
Itinerários Formativos
PNLD
Física
Competências e Habilidades
Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Competências e Habilidades
Ensino de Física
Produção intelectual
BNCC and New High School
Training Itineraries
PNLD
Physics
Competences and Skills
Resumen
A reputação do ensino brasileiro nunca foi das melhores. Os alunos sentem que o ensino é ruim, os profissionais de educação se sentem desvalorizados e sem condições dignas de trabalho, o que acaba gerando frustração em todas as partes que compõem a educação. Entretanto, recentemente o Ensino Médio brasileiro mudou, porém por trás dessa mudança existe toda uma história de reformas e leis que mostram o percurso que a educação brasileira teve durante os últimos 90 anos de nossa história, período a que este trabalho se dedica a fazer uma breve consideração. E é neste caminho que o trabalho busca trazer uma análise documental e bibliográfica sobre as principais Leis que regulamentaram a educação brasileira. O objetivo da pesquisa é questionar as recentes transformações por que passou o Ensino Médio e as consequentes repercussões no Ensino de Física. Para isso, iremos analisar os principais documentos que promoveram a mudança, conforme consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996: Base Nacional Comum Curricular - Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM): as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCN); Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Levamos em conta também a importância que os Exames Nacionais e Internacionais de avaliação deram para esta brusca mudança no Ensino Médio brasileiro. Em particular, finalizamos constatando como a Reforma do Ensino Médio, ou seja, o Novo Ensino Médio repercute no Ensino de Física. Concluímos que há mais problemas do que soluções a partir das implementações já feitas em alguns estados do país.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
DIAS, Marx Loureiro. Novo Ensino Médio: uma análise crítica sobre a reforma do ensino médio no Brasil e seus impactos no ensino de Física. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Sujeta/Sujeto(s)
BNCC e Novo Ensino MédioItinerários Formativos
PNLD
Física
Competências e Habilidades
Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Competências e Habilidades
Ensino de Física
Produção intelectual
BNCC and New High School
Training Itineraries
PNLD
Physics
Competences and Skills