CAMINHANDO POR ENCRUZILHADAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A NATUREZA A PARTIR DO ENCONTRO DE SABERES
Universidade
Natureza
Educação
Geografia
Natureza
Educação
Projeto Encontro de Saberes
University
Meeting of Knowledge
Nature
Education
Abstract
Esse texto trata do trabalho de conclusão de curso de graduação em geografia. Ele
reflete acerca das diferentes abordagens sobre os saberes da natureza e suas aplicações na
geografia. Para isso partimos de uma leitura crítica à modernidade, na compreensão de que a
sua constituição e perpetuação ignorou e ignora a diversidade epistemológica do mundo.
Nesse sentido, buscamos na confluência, tal como proferida por Bispo, a análise aqui
proposta. Traçamos um paralelo entre a Ecologia Política, a partir de Henrique Leff para
compreender o caminho que temos trilhado para pensar a natureza até então. Na intenção de
dar um passo a mais, buscamos Luiz Rufino e a Pedagogia das Encruzilhadas para nos
inspirar nas possibilidades do saber. Trazemos dessa maneira a experiência do projeto
Encontro de Saberes e a entrada dos mestres da cultura popular e tradicional como
professores convidados nas universidades para falarmos da emergência de criarmos
possibilidades para a construção de uma universidade descolonizada, que respeite e acolhe a
diversidade. Finalmente conhecemos a Mestre Dica e sua aula no projeto mencionado
anteriormente, com ela aprendemos sobre uma pedagogia caiçara, onde território e cultura são
mutuamente recurso de ensino e aprendizagem, também observamos uma geografia popular
na qual o território se alarga e é analisado de forma cíclica, a partir dos sentidos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
GONÇALVES, Thaís Souza dos Reis. Caminhando por encruzilhadas: uma reflexão sobre a natureza a partir do encontro de saberes. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Encontro de SaberesUniversidade
Natureza
Educação
Geografia
Natureza
Educação
Projeto Encontro de Saberes
University
Meeting of Knowledge
Nature
Education