A CENTRALIDADE DAS FERROVIAS NA REDE GLOBAL DE PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO NO BRASIL: CIRCULAÇÃO, MONOPOLIZAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE ESPAÇOS
Minério de Ferro
Logística
Circulação
Ferrovia
Minério de ferro
Logística
Brasil
Railroads
Iron Ore
Logistics
Circulation
Abstract
Este trabalho propõe uma análise das ferrovias como objeto geográfico estratégico para a Rede Global de Produção (RGP) de ferro e corporações envolvidas, sobretudo a Vale S.A. O texto conta com duas seções principais, além da introdução e conclusão. Discute inicialmente a centralidade das redes de transporte e da logística na atualidade das relações econômicas, seguindo para a análise de dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Por meio de gráficos que relacionam o volume de minério de ferro transportado pelas ferrovias com o exercício de poder, é discutida a monopolização da malha ferroviária brasileira para atender as demandas da indústria mineral. A segunda seção busca introduzir uma reflexão acerca das violações e impactos nos espaços cortados pelas ferrovias e outras estruturas logísticas. A análise é feita a partir de dados referentes às ocorrências de acidentes em cada malha, com discussões baseadas em comparações e cálculos de índices. Também são citados exemplos de danos materiais e imateriais sofridos pelas populações, chamando atenção para os habitantes desses espaços de circulação, que têm seus modos de vida atravessados por estas estruturas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RIBEIRO, Amanda Guarniere. A centralidade das ferrovias na Rede Global de Produção de minério de ferro no Brasil: circulação, monopolização e apropriação de espaços. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
FerroviasMinério de Ferro
Logística
Circulação
Ferrovia
Minério de ferro
Logística
Brasil
Railroads
Iron Ore
Logistics
Circulation