DETERMINAÇÃO DA ADEQUABILIDADE DE ÁREAS POTENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO RESPONSÁVEL DA PRODUÇÃO DE KAPPAPHYCUS ALVAREZII UTILIZANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG): UM ESTUDO DE CASO DO SETOR COSTEIRO DA BAÍA DA ILHA GRANDE (RJ)
Maricultura
Adequabilidade
SIG
Baía da Ilha Grande
Kappaphycus alvarezii
Maricultura
Sistema de Informação Geográfica
Ilha Grande (RJ)
Kappaphycus alvarezii
Mariculture
Suitability
GIS
Ilha Grande Bay
Abstract
Neste início de segunda década do século XXI, a humanidade convive com crises globais de diversas naturezas, dentre as quais as crises climática e econômica, que desafiam a sua sobrevivência em harmonia. Para enfrenta-las, tornam-se necessárias ideias inovadoras e planejamento para coloca-las em prática. Dentre as possíveis soluções, o cultivo de algas marinhas em larga escala recebe destaque quando se trata da redução do volume de emissão de gases do efeito estufa, mitigação da acidificação dos oceanos, manutenção da biodiversidade e da qualidade ambiental, preservação de recursos naturais, enriquecimento nutricional humano, diversificação econômica, geração de emprego e renda, e outros. O cultivo da Kappaphycus alvarezii, a espécie mais produzida do mundo, somente é permitido nos litorais Sul e Sudeste do Brasil, mais especificamente entre os municípios de Itapoá e Jaguaruna, em Santa Catarina, e na Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A baía da Ilha Grande está inserida na região da Costa Verde fluminense, uma área ambiental e socioeconomicamente rica que apresenta 93% do território preservado, abriga diferentes grupos étnicos, é um famoso destino turístico nacional e se destaca como polo das indústrias naval, petroquímica e energética. Este trabalho pretende colaborar com o desenvolvimento da cadeia de produção da Kappaphycus alvarezii nessa região a partir da determinação do potencial de adequabilidade das áreas marinhas inseridas no Setor Costeiro da Baía da Ilha Grande, considerando a complexidade territorial que a região apresenta. Para tal, foi aplicado um questionário quantitativo, qualitativo e exploratório, considerando 33 critérios (ambientais, sociais, econômicos e legais) posteriormente avaliados a partir do Processo de Análise Hierárquica (AHP) com Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Como resultados foram obtidos 32 mapas nos quais, em última instância, apresentam a representação espacial da modelagem dos dados coletados, indicando as áreas mais ou menos aptas à implantação de fazendas marinhas para o cultivo da macroalga, bem como as áreas proibitivas à atividade.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SANTOS, Tiago Vendramini de Oliveira. Determinação da adequabilidade de áreas potenciais para o desenvolvimento responsável da produção de Kappaphycus alvarezii utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG): um estudo de caso do setor costeiro da Baía da Ilha Grande (RJ). 2022. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Kappaphycus alvareziiMaricultura
Adequabilidade
SIG
Baía da Ilha Grande
Kappaphycus alvarezii
Maricultura
Sistema de Informação Geográfica
Ilha Grande (RJ)
Kappaphycus alvarezii
Mariculture
Suitability
GIS
Ilha Grande Bay