DINÂMICAS REGIONAIS E O SETOR PORTUÁRIO BRASILEIRO: A MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NOS PORTOS PÚBLICOS E TERMINAIS DE USO PRIVADO
Portos
Espaço geográfico
Portos públicos
Terminais de uso privado
Geografia econômica
Porto
Transporte de cargas
Espaço geográfico
Brasil
Cargo
Ports
Geographic espace
Public ports
Private use terminals
Abstract
Portos são estruturas comuns nas paisagens urbanas das cidades litorâneas. São historicamente importantes no contexto do comércio nacional e internacional. A concentração das atividades produtivas nas proximidades litorâneas, permeou as reflexões do início da geografia econômica, com interesse pela descrição das regiões econômicas, quando o transporte marítimo era um dos principais meios para garantir o transporte da produção industrial e manufatureira. A diferenciação das regiões econômicas foi objeto central da geografia econômica no estudo da especialização produtiva. Com as transformações advindas do aumento da produção industrial, o século XX foi um período de mudanças nos portos, para torná-los mais eficientes e aumentar sua capacidade de carga, nesse momento a industrialização brasileira fruto da política nacional desenvolvimentista abriu caminho para a expansão do setor portuário no país. Tendo em vista que os portos são elementos que modificam a produção do espaço, o objetivo deste trabalho foi analisar a quantidade de carga movimentada (em toneladas) de seis portos brasileiros, três sob administração pública, e três sob administração privada, durante o último triênio - 2019 a 2021, e verificar se houve diferença nesses números durante o período da pandemia de COVID -19, com relação aos números do ano anterior. Esses dados sobre a movimentação de carga nos portos são divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquáticos – ANTAQ. A análise foi feita sobre os números do peso de carga movimentada nos seguintes portos: Ponta Da Madeira (MA), Santos (SP), Tubarão (ES), Terminal Aquaviário De Angra Dos Reis (RJ), Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR). Notou-se diferença na quantidade movimentada entre os portos públicos e privados, que chegou a 62% entre o maior sob administração pública e o maior sob administração privada. Além disso, notou-se a influência da especialização produtiva do Brasil, uma expressão da regionalização brasileira, sobretudo devido a concentração no eixo centro-sul, em oposição ao eixo Amazônia - Nordeste. O desempenho desse setor é importante para a economia nacional, considerando a dinâmica espacial que envolve a logística de transporte náutico no país, cujas diferenças entre as regiões se expressa pelas configurações da espacialização produtiva brasileira. Não se notou consideráveis entre o peso da carga movimentada no ano de 2019, e os anos de 2020 e 2021, considerando que a pandemia de COVID-19 ocorreu nesses dois últimos anos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MIRANDA, Thalyta varejão. Dinâmicas regionais e o setor portuário brasileiro: a movimentação de cargas nos portos públicos e terminais de uso privado. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
CargasPortos
Espaço geográfico
Portos públicos
Terminais de uso privado
Geografia econômica
Porto
Transporte de cargas
Espaço geográfico
Brasil
Cargo
Ports
Geographic espace
Public ports
Private use terminals