PGCTIn - Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Niterói
Sub-communities within this community
-
PGCTIn - EXT - Reconhecimento de diploma obtido no exterior
Nesta comunidade constam as teses ou dissertações referentes ao reconhecimento de diplomas obtidos no exterior
Recent Submissions
-
Arquiteturas pedagógicas inclusivas: como professores com deficiência estimulam uma visão ecopedagógica de ensino
A presente pesquisa procura investigar como professores com deficiência manejam tecnologias assistivas para criarem arquiteturas pedagógicas inclusivas. A partir de entrevistas realizadas com vinte professores com ... -
Funcionalidade, convivência e tecnologia: paradigmas contemporâneos para a compreensão da deficiência intelectual
A perspectiva da Funcionalidade tem sido discutida pela Organização Mundial de Saúde desde 2003 como princípio norteador na condução do trabalho com indivíduos com limitações ou deficiências. Este projeto de Doutorado ... -
Contribuições da abordagem Pikler para a Educação Inclusiva na primeira infância
O presente estudo destaca a importância da abordagem Pikler para a Educação Infantil Inclusiva, especialmente durante os primeiros anos de vida, cruciais para o desenvolvimento pleno das crianças. Nesse período, ocorrem ... -
DESINFORMAÇÃO ESTRUTURAL NO ENSINO SUPERIOR: CONEXÕES LOCAIS, REGIONAIS E GLOBAIS NA EXCLUSÃO INFORMACIONAL
Esta pesquisa é formada por uma coletânea de artigos que discutem diversas manifetações da desinformação estrutural no contexto do ensino superior. Este fenômeno multifacetado gera problemas de comunicação decorrentes da ... -
A COMPUTAÇÃO TÁTIL COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NA DEFICIÊNCIA VISUAL: Os limites e as possibilidades de um modelo computacional tátil em apoiar o ensino e a aprendizagem dos alunos com deficiência visual.
O corpo humano é um instrumento de aprendizagem, pois os sentidos são, constantemente, utilizados como entradas que estimulam o sistema nervoso central na construção do conhecimento. As leis garantem aos estudantes ... -
O ENSINO POLITÉCNICO NO BRASIL E EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFRJ E NO IPV
O estudo teve como objetivo analisar as políticas na área de responsabilidade e as ações afirmativas para o público da Educação Especial, encontradas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro ... -
Avançando na prestação de serviços públicos de saúde com Lean Healthcare e Fast Track: uma práxis educacional inovadora em UPA 24h
INTRODUÇÃO: A gestão em educação e saúde deve pautar suas ações em informações confiáveis e que demonstrem a realidade. A falta de profissionais capacitados, treinamento, ensino/aprendizagem em gestão de práticas enxutas ... -
CARACTERÍSTICAS E PERSPECTIVAS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PESSOAS AUTISTAS NA FASE ADULTA E TERCEIRA IDADE
O envelhecimento populacional mundial é um processo dinâmico, progressivo e irreversível. Nesta vertente, essa fase do desenvolvimento humano pode sofrer impacto com o número crescente de diagnósticos de casos de TEA. ... -
ETNOINFORMÁTICA, ROBÓTICA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INCLUSIVA DE EDUCADORES INDÍGENAS
Este estudo aborda Etnoinformática, Robótica e Tecnologias Educacionais: Aprendizagem Significativa e Inclusiva de Educadores Indígenas. O "estado da arte" destaca a lacuna na integração de ferramentas tecnológicas ... -
GÊNERO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: CONCEPÇÕES SOCIOCULTURAIS À LUZ DA IDENTIFICAÇÃO
A compreensão do fenômeno de altas habilidades ou superdotação no âmbito educacional é complexa, influenciada por fatores ambientais, principalmente do contexto social e histórico, além dos traços de personalidade. E se ... -
Metodologias para aprendizagem ativa, mediadas por tecnologias educacionais, na formação docente: cenários, possibilidades e perspectivas
A compreensão sobre aprendizagem não é recente. Ao longo da história, muitos educadores elaboraram ensinamentos e teorias sobre a aprendizagem. Nesta tese, o interesse está em investigar e contribuir sobre a aprendizagem ... -
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: NORMAS, DISCURSOS E PRÁTICAS
Nesta tese, buscou-se compreender como os estudantes de graduação com deficiência são impactados e ao mesmo tempo impactam as normas, os discursos e as práticas inclusivas de uma universidade pública brasileira, a Universidade ... -
O OLHAR DE CRIANÇAS OUVINTES SOBRE A EMPATIA COM O SUJEITO SURDO: CADERNO DE EXERCÍCIO E JOGO DIDÁTICO
O presente trabalho objetivou a produção e validação de um jogo didático e de um caderno de exercício com o tema “Empatia com surdos’, voltados especialmente para crianças ouvintes, com idades a partir dos 07 (sete) anos. ... -
TavaresCONTEÚDOS AUDIOVISUAIS ACESSÍVEIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a audiodescrição didática como pós-produção
A educação a distância possibilita explorar variados recursos audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é necessário que o formato e o conteúdo desses recursos sejam acessíveis para atender à diversidade ... -
UM MODELO EPISTEMOLÓGICO PARA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL: ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA E TEORIAS DA FUNCIONALIDADE HUMANA
Atualmente o termo “mediador” no contexto escolar, cuja origem nos meios jurídicos na década de 1970, mudou muito quanto aos objetivos de sua atuação. Inicialmente constituído como um instrumento de gestão na questão social, ... -
TENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: SUBSÍDIOS PARA O CÁLCULO DO CUSTO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR
Esta pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa do CNPQ “Produção de materiais didáticos acessíveis para alunos com deficiência em contextos formais e informais de educação”. Atende ao item 4.10 da meta 4 do Plano Nacional ... -
Diálogos entre a Ciência e a Vivência: pela Poesia e para o Autismo
As Ciências e as Tecnologias têm contribuído significativamente para a transformação das práticas sociais. Novos recursos tecnológicos tiveram incremento na utilização, com a pandemia da Covid-19, em aspectos da educação, ... -
Ciências sob tendas acessível para surdos
O projeto Ciências Sob Tendas da Universidade Federal Fluminense, apresenta-se como um centro de ciências itinerante, com o objetivo de levar exposições interativas até o público em espaços não formais de educação. O ... -
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CONSTRUINDO CÓDIGOS E RESOLVENDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UMA LINGUAGEM ALGORÍTMICA
Os avanços tecnológicos vêm implicando uma série de mudanças na organização econômica e cultural da sociedade, o que, em consequência, tem impacto nas dinâmicas que se dão no espaço escolar. Em um contexto histórico-social ... -
UM MODELO PEDAGÓGICO INCLUSIVO PARA O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resolver problemas de forma prática e aplicável em situações variáveis é a base do Pensamento Computacional que surge como ferramenta para desenvolver potencialidades que vão além do manuseio dos aparatos digitais. A ...