CARTOGRAFIAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
Medicalização
Salas de Recursos
Cartografia
Pessoas com deficiência
Ensino
Inclusive Education
Medicalization
Resource Rooms
Cartography
Disabled people
Abstract
O presente trabalho tem como proposta apresentar o cenário da educação inclusiva da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ através do acompanhamento de trajetórias de estudantes com deficiência matriculados na rede pública municipal. Partindo do viés metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari (2011), busca-se seguir as pistas que chegam a fim de conhecer o campo de pesquisa de acordo com os acontecimentos. Como forma de aproximação,
foram realizadas rodas de conversa e entrevistas individuais com professores e profissionais das escolas, bem como familiares e mediadores, almejando a construção das trajetórias em uma confluência dos percursos dos atores. Como base de discussão do trabalho, são observadas as disposições da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), sob a luz das dinâmicas e estratégias adotadas pelo município em questão. Também são tomados como base os estudos em torno dos modelos de concepção da deficiência, da normalização da diferença e da medicalização da educação especial. Nas trajetórias escolares acompanhadas são narradas possibilidades outras de relações escolares que apontam para a aposta na micropolítica do cotidiano, na reconstrução das ações sob a perspectiva do modelo social da deficiência, bem como o reconhecimento do estudante com deficiência enquanto protagonista dos processos educacionais.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Educação InclusivaMedicalização
Salas de Recursos
Cartografia
Pessoas com deficiência
Ensino
Inclusive Education
Medicalization
Resource Rooms
Cartography
Disabled people