Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • SGO - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • SGO - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC MARIANA visto cris.pdf (1.376Mb)

Collections
  • PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Statistics
Metadata
Show full item record
ADAPTAÇÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS E PROCESSOS SOCIAIS DE CRIANÇAS NA CRECHE
Santos, Mariana Barbosa
Abstract
O presente trabalho discorre sobre a adaptação escolar, trajetórias e processos sociais de crianças na creche. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de trazer reflexões sobre o tema, destacando a importância da tríade bebê-família-educador, no fortalecimento do diálogo com a família e no vínculo da criança e do educador. A revisão de literatura contou com a contribuição de Rizzo (2006), Salla (2015), Winnicott (1982), Yuste (2007), entre outros. Destaca-se também a contribuição de Emmi Pikler (1940) que é referência na educação de bebês e defende o reconhecimento da autonomia da criança, a saúde física e mental com destaque para o brincar com liberdade, valorizando uma relação estável para o desenvolvimento emocional da criança, fatores que devem ser analisados quando falamos em adaptação escolar. A pesquisa de campo foi realizada no início do 2° semestre do ano letivo de 2022, em uma creche no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Miracema, com a observação do processo de adaptação das crianças. Concluiu-se que, com base nos estudos realizados, que há um desencontro entre a teoria e a prática vivenciada na creche.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Adaptação escolar
Criança
Creche
Pedagogia
School adaptation
Child
Nursery
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27930
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram