Metadata
Show full item record
ADAPTAÇÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS E PROCESSOS SOCIAIS DE CRIANÇAS NA CRECHE
Abstract
O presente trabalho discorre sobre a adaptação escolar, trajetórias e processos sociais de crianças na creche. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de trazer reflexões sobre o tema, destacando a importância da tríade bebê-família-educador, no fortalecimento do diálogo com a família e no vínculo da criança e do educador. A revisão de literatura contou com a contribuição de Rizzo (2006), Salla (2015), Winnicott (1982), Yuste (2007), entre outros. Destaca-se também a contribuição de Emmi Pikler (1940) que é referência na educação de bebês e defende o reconhecimento da autonomia da criança, a saúde física e mental com destaque para o brincar com liberdade, valorizando uma relação estável para o desenvolvimento emocional da criança, fatores que devem ser analisados quando falamos em adaptação escolar. A pesquisa de campo foi realizada no início do 2° semestre do ano letivo de 2022, em uma creche no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Miracema, com a observação do processo de adaptação das crianças. Concluiu-se que, com base nos estudos realizados, que há um desencontro entre a teoria e a prática vivenciada na creche.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]