SUBJETIVIDADES NEGRAS SURDAS: ROMPENDO O SILÊNCIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Interseccionalidade
Escrevivência
Identidade
Negros/as surdos/as
Pessoa com insuficiência auditiva
Educação especial
Negro
Identidade
education of deaf students; intersectionality; Writing Experiences; identity; black deaf
Education of deaf students
Intersectionality
Writing Experiences
Identity
Black deaf
Abstract
Esta tese surge a partir das experiências vividas com estudantes surdos/as
frente a diferentes violências e sistemas de opressão vivenciados e narrados
por eles/as, como racismo, ouvintismo, sexismo, que incidem sobre a
corporeidade surda. Para tanto, o objetivo inicial da pesquisa foi problematizar
a interseccionalidade raça-surdez, tendo como cenário uma escola bilíngue – o
Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A construção epistêmico -
metodológica do estudo se deu na relação desses/as estudantes comigo -
mulher negra professora, evidenciando o exercício da Escrevivência como
ferramenta de investigação. A partir da análise das primeiras cenas do campo,
foi possível entender a necessidade de fazer interseccionalizar o gênero na
raça-surdez. Neste caminho, a fim de entender a interseccionalidade proposta,
tomamos como aporte a crítica ao pensamento psicológico
brasileiro desenvolvida no encontro com as produções de Patricia Hill Collins,
Conceição Evaristo, Grada Kilomba, Fatima Lima, Beatriz Nascimento, entre
outras/os. Por fim, foram desenvolvidas discussões para o desenvolvimento de
uma prática antirracista, antiouvintista e antissexista na construção da escola
como um espaço relacional, de encontros e de visibilização dos/as diferentes
sujeitos/as que ali circulam, fazendo dela um lugar de escuta, de solidariedade,
de conversas e de construção afirmativa de nossas identidades.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
SILVA, Aline Gomes da. Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos. 2022. 193 f. Tese (Tese de Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Educação de surdas/osInterseccionalidade
Escrevivência
Identidade
Negros/as surdos/as
Pessoa com insuficiência auditiva
Educação especial
Negro
Identidade
education of deaf students; intersectionality; Writing Experiences; identity; black deaf
Education of deaf students
Intersectionality
Writing Experiences
Identity
Black deaf