• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TESE - Gracyelle S. Costa 09.0... (2.413Mb)

Collections
  • POSEDUC - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A PRESENÇA DAS MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
Costa, Gracyelle Silva
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas unidades do município de Niterói, nos anos de 2012, 2018 e 2019. Como objetivos específicos, analisar a relação entre a presença negra e não negra no quadro de discentes da UFF, nos cursos ofertados em Niterói, com destaque em particular na presença de mulheres negras. Averiguar a influência das Políticas de Ações Afirmativas na presença negra nos cursos de graduação da UFF, evidenciando a presença feminina negra. E, por fim, evidenciar o significado e/ou importância do conhecimento universitário para mulheres negras egressas dos cursos de graduação, refletindo sobre qual foi o papel da universidade, quais foram as dificuldades enfrentadas ou problemas que interferiram na sua permanência na Educação. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a qualitativa e a quantitativa. A abordagem quantitativa sendo verificada a partir bancos de dados, posteriormente transformados em tabelas referentes aos quadros discentes, nos respectivos anos selecionados, as categorias gênero e raça informada em cada curso, possibilitaram a análise quantitativa. Neste estudo, a partir da coleta e análise dos dados, percebemos que há uma presença representativa das mulheres negras na UFF nos cursos menos elitizados. Algumas carreiras consideradas “imperiais” pertencentes a grupos mais privilegiados, como Medicina, Direito, Odontologia e Relações Internacionais começaram a ter o ingresso das mulheres negras, nos anos 2018 e 2019, com a Lei de Cotas. As mulheres negras estão em posição menos desiguais, sendo desafiadas a ocuparem espaços que antes da Lei de Cotas eram ocupados pela maioria pertencente à população branca. Mesmo com o avanço proporcionado pelas políticas de ações afirmativas, ainda é possível vermos uma manutenção dos lugares sociais, por que as mulheres negras ainda são sub-representadas no interior dos cursos de graduação da UFF. Através da abordagem qualitativa é feita a opção pela História oral nesta pesquisa como um suporte metodológico para tratar desse tema atual e recorro à oralidade como opção epistemológica e sustentação para investigação politicamente comprometida com a valorização das experiências subjetivas e a reconstrução das histórias de vida de egressas com enfoque na escolarização.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
COSTA, Gracyelle Silva. A presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Ensino Superior
Mulheres Negras
Relações Raciais
Interseccionalidade
Mulher negra
Ensino superior
Higher Education
Black Women
Race Relations
Intersectionality
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27960
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram