A PRESENÇA DAS MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
Mulheres Negras
Relações Raciais
Interseccionalidade
Mulher negra
Ensino superior
Higher Education
Black Women
Race Relations
Intersectionality
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a presença das mulheres negras nos cursos
de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas unidades do município de
Niterói, nos anos de 2012, 2018 e 2019. Como objetivos específicos, analisar a relação entre a
presença negra e não negra no quadro de discentes da UFF, nos cursos ofertados em Niterói,
com destaque em particular na presença de mulheres negras. Averiguar a influência das
Políticas de Ações Afirmativas na presença negra nos cursos de graduação da UFF,
evidenciando a presença feminina negra. E, por fim, evidenciar o significado e/ou importância
do conhecimento universitário para mulheres negras egressas dos cursos de graduação,
refletindo sobre qual foi o papel da universidade, quais foram as dificuldades enfrentadas ou
problemas que interferiram na sua permanência na Educação. As metodologias de pesquisa
utilizadas foram a qualitativa e a quantitativa. A abordagem quantitativa sendo verificada a
partir bancos de dados, posteriormente transformados em tabelas referentes aos quadros
discentes, nos respectivos anos selecionados, as categorias gênero e raça informada em cada
curso, possibilitaram a análise quantitativa. Neste estudo, a partir da coleta e análise dos dados,
percebemos que há uma presença representativa das mulheres negras na UFF nos cursos menos
elitizados. Algumas carreiras consideradas “imperiais” pertencentes a grupos mais
privilegiados, como Medicina, Direito, Odontologia e Relações Internacionais começaram a ter
o ingresso das mulheres negras, nos anos 2018 e 2019, com a Lei de Cotas. As mulheres negras
estão em posição menos desiguais, sendo desafiadas a ocuparem espaços que antes da Lei de
Cotas eram ocupados pela maioria pertencente à população branca. Mesmo com o avanço
proporcionado pelas políticas de ações afirmativas, ainda é possível vermos uma manutenção
dos lugares sociais, por que as mulheres negras ainda são sub-representadas no interior dos
cursos de graduação da UFF. Através da abordagem qualitativa é feita a opção pela História
oral nesta pesquisa como um suporte metodológico para tratar desse tema atual e recorro à
oralidade como opção epistemológica e sustentação para investigação politicamente
comprometida com a valorização das experiências subjetivas e a reconstrução das histórias de
vida de egressas com enfoque na escolarização.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
COSTA, Gracyelle Silva. A presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Ensino SuperiorMulheres Negras
Relações Raciais
Interseccionalidade
Mulher negra
Ensino superior
Higher Education
Black Women
Race Relations
Intersectionality