CARTOGRAFANDO COM A AVALIAÇÃO DO/NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA LEITURA ENTRE PARÊNTESES
Cartografia
Avaliação
PPG Educação UFF
Ensino superior
Cartografia
Programa de pós-graduação
Avaliação de programa
Educación Universitaria
Cartografía
Evaluación
PPG Educación UFF
Resumen
A presente tese tem como objetivo pesquisar como se efetivam os processos
avaliativos – internos e externos – do/no Programa de Pós-Graduação em Educação
da UFF e como estes são influenciados pelos sujeitos que atuam neste PPG. Para
isto, torna-se necessário partir de uma visão macro para um olhar micro – conhecer
as leis/regimentos em comum a todos os PPGs do Brasil, critérios de avaliação de
cursos stricto sensu. Em seguida, compreender como se constroem os
regimentos/regulamentos internos do PPG Educação da UFF. A autora inclui-se na
investigação mostrando que objeto investigado e pesquisadora se misturam no
constante fazer, fazer-se da tese. Utiliza-se como método de investigação a
cartografia, portanto, uma investigação feita processualmente, sem saber de início
qual seria o produto da tese, dando um caráter de fluidez a esta pesquisa e
mostrando que o saber aqui apresentado é micro. Tem como campo de investigação
o PPG em Educação da UFF. Escreve-se a partir de experiências, vivências,
entrevistas na cartografia, material adquirido no decorrer do processo da
investigação. Almeja-se possibilidades outras de pensar a avaliação dentro do
campo investigado. Procura-se experienciar com o que os docentes que atuam no
PPG Educação da UFF têm a dizer sobre a temática da produção de artigos e a
autoavaliação deste PPG. Aos poucos construímos o cenário atual de parte do
processo avaliativo do/no PPG de Educação da UFF. Compreende-se que a
avaliação da CAPES influencia diretamente na construção dos documentos do
Programa. Sendo assim, critérios como credenciamento e recredenciamento de
docentes são fruto de discussões em Reuniões de Colegiado previamente
embasados em diretrizes de avaliação da CAPES, porém nem sempre se cumpre o
que se constrói como documento norteador. Há a necessidade de se pensar
coletivamente nos objetivos que o Programa quer almejar a longo prazo, como parte
do processo de construção da autoavaliação do PPG. O que se observa é a
construção de um documento de autoavaliação pouco conhecido pelos integrantes
do PPG e pela própria comunidade como um todo. Com relação ao conceito de
produtivismo acadêmico há um consenso, da maior parte dos entrevistados, de que
a geração de produtos pelo PPG é necessária, assim, devolve-se à sociedade o
conhecimento que foi desenvolvido com dinheiro público. Chama-se à atenção para
o conhecimento do documento de recredenciamento do PPG de Educação da UFF,
que define a quantidade mínima de produtos em determinados estratos que devem
ser publicados durante o quadriênio para permanência do docente no PPG,
entendendo que a avaliação não é feita com base na quantidade de produtos e sim
na qualidade da produção.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
TeseFuente
MOREIRA, Mariana Maia. Cartografando com a avaliação do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense: uma leitura entre parênteses. 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Sujeta/Sujeto(s)
Educação SuperiorCartografia
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PPG Educação UFF
Ensino superior
Cartografia
Programa de pós-graduação
Avaliação de programa
Educación Universitaria
Cartografía
Evaluación
PPG Educación UFF