xmlui.metadata.dc.contributor.author | Moreira, Mariana Maia | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2023-02-27T13:16:06Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2023-02-27T13:16:06Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | MOREIRA, Mariana Maia. Cartografando com a avaliação do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense: uma leitura entre parênteses. 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27961 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | A presente tese tem como objetivo pesquisar como se efetivam os processos
avaliativos – internos e externos – do/no Programa de Pós-Graduação em Educação
da UFF e como estes são influenciados pelos sujeitos que atuam neste PPG. Para
isto, torna-se necessário partir de uma visão macro para um olhar micro – conhecer
as leis/regimentos em comum a todos os PPGs do Brasil, critérios de avaliação de
cursos stricto sensu. Em seguida, compreender como se constroem os
regimentos/regulamentos internos do PPG Educação da UFF. A autora inclui-se na
investigação mostrando que objeto investigado e pesquisadora se misturam no
constante fazer, fazer-se da tese. Utiliza-se como método de investigação a
cartografia, portanto, uma investigação feita processualmente, sem saber de início
qual seria o produto da tese, dando um caráter de fluidez a esta pesquisa e
mostrando que o saber aqui apresentado é micro. Tem como campo de investigação
o PPG em Educação da UFF. Escreve-se a partir de experiências, vivências,
entrevistas na cartografia, material adquirido no decorrer do processo da
investigação. Almeja-se possibilidades outras de pensar a avaliação dentro do
campo investigado. Procura-se experienciar com o que os docentes que atuam no
PPG Educação da UFF têm a dizer sobre a temática da produção de artigos e a
autoavaliação deste PPG. Aos poucos construímos o cenário atual de parte do
processo avaliativo do/no PPG de Educação da UFF. Compreende-se que a
avaliação da CAPES influencia diretamente na construção dos documentos do
Programa. Sendo assim, critérios como credenciamento e recredenciamento de
docentes são fruto de discussões em Reuniões de Colegiado previamente
embasados em diretrizes de avaliação da CAPES, porém nem sempre se cumpre o
que se constrói como documento norteador. Há a necessidade de se pensar
coletivamente nos objetivos que o Programa quer almejar a longo prazo, como parte
do processo de construção da autoavaliação do PPG. O que se observa é a
construção de um documento de autoavaliação pouco conhecido pelos integrantes
do PPG e pela própria comunidade como um todo. Com relação ao conceito de
produtivismo acadêmico há um consenso, da maior parte dos entrevistados, de que
a geração de produtos pelo PPG é necessária, assim, devolve-se à sociedade o
conhecimento que foi desenvolvido com dinheiro público. Chama-se à atenção para
o conhecimento do documento de recredenciamento do PPG de Educação da UFF,
que define a quantidade mínima de produtos em determinados estratos que devem
ser publicados durante o quadriênio para permanência do docente no PPG,
entendendo que a avaliação não é feita com base na quantidade de produtos e sim
na qualidade da produção. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Cartografando com a avaliação do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense: uma leitura entre parênteses | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Tese | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Educação Superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Cartografia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Avaliação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | PPG Educação UFF | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Cartografia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Programa de pós-graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Avaliação de programa | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Educación Universitaria | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Cartografía | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Evaluación | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | PPG Educación UFF | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | Esta tesis tiene como objetivo investigar cómo se llevan a cabo los procesos
evaluativos – internos y externos – de/en el Programa de Posgrado en Educación de
la UFF y cómo estos son influenciados por los sujetos que actúan en este PPG. Para
ello, es necesario partir de una visión macro para una visión micro - conocer las
leyes/reglamentos comunes a todos los PPG en Brasil, criterios de evaluación del
curso stricto sensu. Luego, comprender cómo se construyen las normas/reglamentos
internos de PPG Educación de la UFF. La autora se incluye en la investigación,
mostrando que el objeto investigado y el investigador se mezclan en la elaboración
constante de la tesis. Se utiliza como método de investigación la cartografía, por lo
tanto, una investigación hecha procedimentalmente, sin saber de entrada cuál sería
el producto de tesis, dándole un carácter de fluidez a esta investigación y mostrando
que el conocimiento aquí presentado es micro. Su campo de investigación es el PPG
en Educación de la UFF. Está escrito a partir de experiencias, vivencias, entrevistas
em la cartografía, material adquirido durante el proceso de investigación. Se
vislumbran otras posibilidades de pensar la evaluación dentro del campo
investigado. Se busca experimentar lo que los profesores que actúan en el PPG
Educación de la UFF tienen que decir sobre el tema de la producción de artículos y
la autoevaluación de este PPG. Se entiende que la evaluación de la CAPES influye
directamente en la construcción de los documentos del Programa. Por lo tanto,
criterios como la acreditación y reacreditación de profesores son el resultado de
discusiones en Reuniones Colegiadas previamente basadas en las pautas de
evaluación de la CAPES, pero lo que se construye como un documento guía no
siempre se cumple. Existe la necesidad de pensar colectivamente los objetivos que
el Programa quiere perseguir en el largo plazo, como parte del proceso de
construcción de la autoevaluación del PPG. Lo que se observa es la construcción de
un documento de autoevaluación poco conocido por los miembros del PPG y por la
comunidad en su conjunto. En cuanto al concepto de productivismo académico,
existe consenso, por parte de la mayoría de los entrevistados, en que es necesaria
la generación de productos por parte del PPG, devolviendo así a la sociedad el
conocimiento que se desarrolló con dinero público. Se llama la atención sobre el
conocimiento del documento de reacreditación del PPG de Educación de la UFF,
que define la cantidad mínima de productos en determinados estratos que deben ser
publicados durante el cuatrienio para que el profesor permanezca en el PPG,
entendiendo que la evaluación no se realiza en base a la cantidad de productos y sí
en la calidad de la producción. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Valentim, Igor Vinicius Lima | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Oliveira, Marcos Marques de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Guimarães, Marcelo Senna | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Arcuri, Mariana Beatriz | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Nascimento, Diogo Silva do | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee5 | Evangelista, Simone Torres | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 161 p. | pt_BR |