ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL: TEMPOS E ESPAÇOS DA ARTE NAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dimensão Estética do Ambiente Educativo
Conversa como Dispositivo de Pesquisa
Narrativas (Auto) Biográficas
Formação Estética Docente
Educação infantil
Narrativa
Formação de professor
Art in Early Childhood Education
Eesthetic Dimension of the Educational Environment
Conversation as a Search Device
(Auto) Biographical Narratives
Teacher Aesthetic Training
Abstract
Ouvir histórias
e saber contar histórias,
é uma arte, que se conser
-
va no ato mesmo de contar
e ouvir, contar
e ouvir mais uma vez,
e outra vez mais, como diz Benjamin (2010). O desejo de ouvir e
(a)colher histórias de professoras de
Educação
Infantil, sobre suas
experiências
e práticas pedagógicas com
a arte, foi
o fio que teceu
a pesquisa.
O objetivo de identificar fundamentos do trabalho com
a arte na educação infantil, mapeando e analisando referências teó
-
ricas e artísticas evocadas em narrativas docentes sobre suas práti
-
cas, guiou
o percurso. Pelas trilhas das abordagens (auto)biográficas
(ABRAHÃO, 2003; JOSSO, 2004; PASSEGGI; SOUZA; VICEN
-
TINI, 2011), entrelaçou arte, educação infantil, memórias, experi
-
ências, formação estética e narrativas docentes. A conversa de base
dialógica (FREIRE, 1989; 1996)
e
a fotografia
– como mediadora de
rememorações (DELORY
-MOMBERGER, 2014) e como narrativa
visual (VIADEL; ROLDÁN, 2012; EGAS, 2017)
–, foram tomadas
como dispositivos de apoio ao tecer narrativo das experiências do
-
centes. No contexto da pandemia de Covid
-19, considerando a im
-
posição do distanciamento, foram realizados quatro encontros, por
meio de plataforma virtual, com três professoras de Educação In
-
fantil da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro/
RJ, configurados como “conversas pelas janelas virtuais” (MELLO,
2021). As professoras foram convidadas a partilhar fotografias dos
espaços em que atuam e, por meio delas, contar seus percursos e re
-
lação com a arte, na prática pedagógica, nos espaços habitados com
as crianças. As conversas foram gravadas, transcritas, textualizadas
e
organizadas em cinco grandes grupos narrativos, constituídos, prio
-
ritariamente, com palavras
e imagens (re)colhidas das narradoras
-
-participantes: retrato das professoras; diálogos sobre o cotidiano;
espaços da prática docente em fotografias; escolhas estéticas; arte nas
propostas e experiências partilhadas com as crianças. Com o
conjunto de narrativas organizado, o estabelecimento de chaves de
leitura permitiu traçar interpretações e considerações, ampliando o
diálogo e a compreensão de pontos definidos como essenciais na te
-
mática pesquisada: conexões entre os objetos autobiográficos e as
materialidades das salas de referência; modos de ver
e fazer arte evi
-
denciados nas paredes e murais; inventário de propostas, linguagens
e materialidades; olhares e escutas sobre o que é arte; lastros forma
-
tivos da pesquisa. Sobre a concepção de arte, as narrativas docentes
apontam definições em palavras
-chave: criação, expressão, emoção,
produção, experimentação, sonho, estética, cultura. Sobre
o trabalho
com a arte na Educação Infantil, perpassa as narrativas uma ideia
ampliada, que rompe com os cânones, por exemplo, das materialida
-
des
e das formas, da percepção do belo. Como dizem as professoras:
arte não
é só
o quadro na parede, também
é uma estamparia; não
é só
pintura, uso do pincel,
é também literatura, manifestações populares,
contação de história, composição com materiais não estruturados,
além do estritamente artístico. O entrelaçamento de linguagens, ob
-
servado pelos marcadores presentes nas fotografias das salas, assim
como no testemunho docente, traz
à luz
a visão de que arte atravessa
o cotidiano, está em tudo.
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Document type
TeseSource
MOTTA, Xênia Fróes da. Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil. 2022. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Arte na Educação InfantilDimensão Estética do Ambiente Educativo
Conversa como Dispositivo de Pesquisa
Narrativas (Auto) Biográficas
Formação Estética Docente
Educação infantil
Narrativa
Formação de professor
Art in Early Childhood Education
Eesthetic Dimension of the Educational Environment
Conversation as a Search Device
(Auto) Biographical Narratives
Teacher Aesthetic Training