PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO PROPOSTA PARA ATENDER AO NOVO ENSINO MÉDIO
Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio
New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.
Abstract
A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma
modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL)
(Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
RIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.Subject(s)
Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio
New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.