PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO PROPOSTA PARA ATENDER AO NOVO ENSINO MÉDIO
Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio
New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.
Resumen
A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma
modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL)
(Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
RIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.Sujeta/Sujeto(s)
Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio
New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.