• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Química - IQ
  • PPECN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Niterói
  • PPECN - Mestrado - Niterói
  • PPECN - Dissertações - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Química - IQ
  • PPECN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Niterói
  • PPECN - Mestrado - Niterói
  • PPECN - Dissertações - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
Dissertação Versão Final - Vic... (2.404Mb)
PBL Produto Versão Final - Vic... (1.700Mb)

Coleções
  • PPECN - Dissertações - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO PROPOSTA PARA ATENDER AO NOVO ENSINO MÉDIO
RIBEIRO, Victor Rodrigues
Resumo
A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fonte
RIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.
Assunto(s)
Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.
Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio
New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram