O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA - AS PARTES E O TODO: ENSINANDO BIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA AUTÔNOMA DURANTE A PANDEMIA
Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Tecnologia educacional, Aprendizagem significativa
Science Teaching, Biology Teaching, History and Philosophy of Biology, Peer/Peer Instruction, Technology in the Classroom.
Resumen
Esta dissertação aborda uma construção da sequência didática (SD) inserida em uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) baseada na teoria de aprendizagem significativa crítica (TASC) na forma de Peer Instruction (PI) aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública. De acordo com o estágio de desenvolvimento atual da Biologia, que defende uma ciência autônoma em relação à Física, discutimos a influência do pensamento atomista/mecanicista sobre esta ciência e as dificuldades decorrentes de se tentar responder a questões relativas a sistemas complexos usando este pensamento como referência. As propostas dos pensadores contemporâneos como organismo e autopoiese são apresentadas aqui. A avaliação do trabalho foi feita com um instrumento de avaliação baseado na teoria da aprendizagem significativa crítica, na construção de mapas conceituais e nas respostas de questionários aplicados antes e após as atividades para medir se houve aprendizagem e interação com os conteúdos apreendidos. A SD associada à PI e às TIC se apresentou ser um ótimo aliado instrucional. Os resultados revelam que foram encontrados potencialidades, dificuldades e desafios nesse trabalho que fazem enriquecer a experiência e a capacitação profissional e que os alunos se encontram em constante evolução de aprendizagem. Ao final, foi elaborado um e-book que auxilia professores em sala de aula a utilizar as TIC e a PI para tornar suas aulas mais inovadoras e dinâmicas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
VALENTE, Natalia Chamarelli. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula- as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Sujeta/Sujeto(s)
Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, História e Filosofia da Biologia, Instrução por pares/colegas, Tecnologia na sala de aula.Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Tecnologia educacional, Aprendizagem significativa
Science Teaching, Biology Teaching, History and Philosophy of Biology, Peer/Peer Instruction, Technology in the Classroom.