PROPOSTAS DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS SOBRE MECÂNICA, ELETRICIDADE E ONDAS PARA PRÉ- VESTIBULAR
Ensino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular
Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem
Resumen
Nesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibulares
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
VASCONCELOS, Vanessa Mariano de. Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré-Vestibular. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói,2022.Sujeta/Sujeto(s)
Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, EnemEnsino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular
Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem