• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Química - IQ
  • PPECN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Niterói
  • PPECN - Mestrado - Niterói
  • PPECN - Dissertações - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Química - IQ
  • PPECN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Niterói
  • PPECN - Mestrado - Niterói
  • PPECN - Dissertações - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
Dissertação Final - Vanessa Ma... (2.166Mb)
Produto Educacional Final - Va... (1.931Mb)

Coleções
  • PPECN - Dissertações - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
PROPOSTAS DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS SOBRE MECÂNICA, ELETRICIDADE E ONDAS PARA PRÉ- VESTIBULAR
Vasconcelos, Vanessa Mariano de
Resumo
Nesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibulares
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fonte
VASCONCELOS, Vanessa Mariano de. Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré-Vestibular. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói,2022.
Assunto(s)
Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Enem
Ensino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular
Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram