• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IQ - Instituto de Química
  • PPECN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Niterói
  • PPECN - Mestrado - Niterói
  • PPECN - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IQ - Instituto de Química
  • PPECN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Niterói
  • PPECN - Mestrado - Niterói
  • PPECN - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação__Final _ Tamirys G... (2.577Mb)
Produto Final- Manual do Profe... (1.413Mb)

Collections
  • PPECN - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A TABELA PERIÓDICA EM QUADRINHOS: ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Griõn, Tamirys Braga
Abstract
Este trabalho tem como objetivo, elaborar e avaliar, sob a perspectiva dos sujeitos escolares, o uso de recurso didático, na modalidade História em Quadrinho, para introdução do conteúdo de Tabela Periódica no 9o Ano do Ensino Fundamental II, através da elaboração e aplicação de um conjunto de histórias em quadrinhos, seguidas de atividades lúdicas em forma de passatempo para fixar o conteúdo. Para embasamento teórico, foram utilizados os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e do lúdico por intermédio de diversos autores consagrados na literatura. Na construção das narrativas das histórias em quadrinhos contidas no almanaque, baseou- se no perfil e vivência dos alunos, buscando-se utilizar uma linguagem simples e articulada ao cotidiano discente, abordando o conteúdo da Tabela Periódica de forma leve e contextualizada. O almanaque possui seis histórias em quadrinhos que visaram apresentar os principais cientistas envolvidos nas diversas tentativas de organizar oselementos químicos conhecidos em cada época; mostrar as características da Tabela Periódica atual e conhecer as principais características e aplicações de alguns metais, ametais e também, dos gases nobres. A Sequência Didática elaborada e aplicada para o ensino-aprendizagem do conteúdo utilizou além do almanaque, vídeos disponíveis na plataforma do YouTube e rodas de conversa para buscar a fixação do conteúdo e o esclarecimento das dúvidas, mostrando-se adequada ao ensino remoto. A avaliação do almanaque por alunos e professores, utilizando-se de questões presentes em formulários online, mostrou que o produto educacional elaborado é adequado e interessante para dinamizar a interação deste conteúdo de elevada importância para a área das Ciências da Natureza, com os discentes do 9o ano do Ensino Fundamental, evidenciando assim, novas perspectivas para a sala de aula, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
GRIÕN, Tamirys Braga. A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.
Subject(s)
Histórias em Quadrinhos; Sequência Didática; Lúdico; Tabela Periódica
Ensino da Ciência, Aprendizagem significativa , Tabela periódica (Química), História em quadrinho, Sequência didática
Comics; Didactic Sequence; Ludic; Periodic Table
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28004
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram