A TABELA PERIÓDICA EM QUADRINHOS: ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ensino da Ciência, Aprendizagem significativa , Tabela periódica (Química), História em quadrinho, Sequência didática
Comics; Didactic Sequence; Ludic; Periodic Table
Resumen
Este trabalho tem como objetivo, elaborar e avaliar, sob a perspectiva dos sujeitos escolares, o uso de recurso didático, na modalidade História em Quadrinho, para introdução do conteúdo de Tabela Periódica no 9o Ano do Ensino Fundamental II, através da elaboração e aplicação de um conjunto de histórias em quadrinhos, seguidas de atividades lúdicas em forma de passatempo para fixar o conteúdo. Para embasamento teórico, foram utilizados os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e do lúdico por intermédio de diversos autores consagrados na literatura. Na construção das narrativas das histórias em quadrinhos contidas no almanaque, baseou- se no perfil e vivência dos alunos, buscando-se utilizar uma linguagem simples e articulada ao cotidiano discente, abordando o conteúdo da Tabela Periódica de forma leve e contextualizada. O almanaque possui seis histórias em quadrinhos que visaram apresentar os principais cientistas envolvidos nas diversas tentativas de organizar oselementos químicos conhecidos em cada época; mostrar as características da Tabela Periódica atual e conhecer as principais características e aplicações de alguns metais, ametais e também, dos gases nobres. A Sequência Didática elaborada e aplicada para o ensino-aprendizagem do conteúdo utilizou além do almanaque, vídeos disponíveis na plataforma do YouTube e rodas de conversa para buscar a fixação do conteúdo e o esclarecimento das dúvidas, mostrando-se adequada ao ensino remoto. A avaliação do almanaque por alunos e professores, utilizando-se de questões presentes em formulários online, mostrou que o produto educacional elaborado é adequado e interessante para dinamizar a interação deste conteúdo de elevada importância para a área das Ciências da Natureza, com os discentes do 9o ano do Ensino Fundamental, evidenciando assim, novas perspectivas para a sala de aula, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
GRIÕN, Tamirys Braga. A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.Sujeta/Sujeto(s)
Histórias em Quadrinhos; Sequência Didática; Lúdico; Tabela PeriódicaEnsino da Ciência, Aprendizagem significativa , Tabela periódica (Química), História em quadrinho, Sequência didática
Comics; Didactic Sequence; Ludic; Periodic Table