UMA PROPOSTA DE ENSINO DO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES ATRAVÉS DO USO DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS SIMPLES E RECURSOS DIGITAIS
experimentos demonstrativos
simuladores PHET
Princípio de Arquimedes
Empuxo
simulador Phet
Experimento demonstrativo
Produção intelectual
Arquimedes Principle
demonstrations
Phet simulators
Abstract
Existe um certo consenso, sob o ponto de vista pedagógico, de que aulas tradicionais com o uso excessivo de aulas meramente expositivas, tornam o ato de aprender cansativo e difícil para os alunos. Além desse fator, fica evidenciada a necessidade de aproximar os conteúdos da realidade e do cotidiano dos alunos, para que os mesmos consigam visualizar a presença dos fenômenos naturais no seu dia a dia e reconheçam a sua importância. Por outro lado, a maioria das escolas possuem currículos pesados e engessados nos quais não estão previstas quase nenhuma ou mesmo nenhuma atividade prática de laboratório. Nossos Licenciandos ao ingressarem no mercado de trabalho se deparam com esta realidade que é muito distinta do modelo idealizado durante sua formação. No presente trabalho sugerimos então um possível caminho para o ensino do princípio de Arquimedes para alunos do ensino médio da rede pública e privada nestas escolas denominadas conteudistas. A proposta pedagógica que apresentamos é bem pragmática e objetiva incentivar o professor a realizar uma atividade que poderá ser incluída na programação destas escolas de forma a não impactar o currículo estabelecido pela administração escolar. Propomos um roteiro dividido em três partes. Na primeira parte sugerimos a apresentação de um experimento demonstrativo conhecido como “submarino”. Esta atividade pode ser apenas na forma de demonstração ou pode ser também realizada integralmente pelos grupos de estudantes, já que não envolve custo financeiro. Na segunda parte nosso roteiro sugere uma aula expositiva onde poderão ser apresentados todos os conceitos fundamentais sobre o tema Empuxo. Por fim propomos a utilização do simulador Phet sobre densidade e flutuação para uma atividade a ser realizada fora do ambiente escolar, onde os alunos poderão realizar a tarefa em grupos, até mesmo à distância como no ensino remoto. Com o uso do simulador o professor terá ao seu dispor vários caminhos para reforçar os conceitos abordados em aula. Acreditamos que este roteiro é de fácil utilização em escolas conteudistas e ao mesmo tempo tem a possibilidade de promover um aprendizado significativo para os estudantes.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SILVA, Cayo Fonseca Machado. Uma proposta de ensino do Princípio de Arquimedes através do uso de experimentos demonstrativos simples e recursos digitais. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Princípio de Arquimedesexperimentos demonstrativos
simuladores PHET
Princípio de Arquimedes
Empuxo
simulador Phet
Experimento demonstrativo
Produção intelectual
Arquimedes Principle
demonstrations
Phet simulators