CARTOGRAFIA DOS DISPOSITIVOS DE SI
Cinema
Educação
Alfabetização visual
Sala de aula
Caderno do Inventar
Alfabetização visual
Educação básica
Dispositivo audiovisual
Cinema
Caderno do Inventar
Sala de aula
Device
Movie theater
Education
Visual Literacy
Classroom
Inventory Notebook
Abstract
O presente trabalho busca tecer caminhos possíveis entre o cinema e a educação no ensino
básico brasileiro através do Caderno do Inventar, compilado de dispositivos didáticos criado
em 2016 pelo Laboratório Kuma (UFF) incentivado pela Secretaria de Direitos Humanos da
Presidência da República durante o Governo de Dilma Rousseff, resultado do Projeto
“Inventar com a Diferença” iniciado em 2014. A partir deste material didático, irei atravessar
o conceito de alfabetização visual e a necessidade de sua incorporação ao ensino básico. É
fundamental, que seja compreendido a importância da inclusão de novas práticas de ensino
lúdicas no currículo comum, capazes de servir como ferramenta de inclusão social e
empoderamento em todas as regiões do país. Ferramenta esta, que abarca todas as culturas e
disciplinas regulares, não só a Geografia. O audiovisual e a fotografia são linguagens que
devem ser exploradas de forma democrática, dinâmica, livre e horizontal por alunos e
professores com intuito de que essa prática contribua para formação de cidadãos mais críticos
e conscientes sobre o poder das imagens no mundo contemporâneo, de forma estratégica.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RIBEIRO, Maria Carolina Castro de Menezes. Cartografia dos dispositivos de si. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
DispositivoCinema
Educação
Alfabetização visual
Sala de aula
Caderno do Inventar
Alfabetização visual
Educação básica
Dispositivo audiovisual
Cinema
Caderno do Inventar
Sala de aula
Device
Movie theater
Education
Visual Literacy
Classroom
Inventory Notebook