Metadata
Mostrar registro completo
HEADSPACE DINÂMICO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE MÉTODO PARA ANÁLISE DE ODORES FLORAIS
Composto orgânico, Cromatografia gasosa, Flor, Composto Orgânico Volátil
Gas chromatography, non-invasive method, orchid, VOCs, adsorbent.
Resumo
O método que coleta voláteis de odor de flores, nomeada Headspace Dinâmico (HSD), tem como principal objetivo revelar o perfil de compostos orgânicos voláteis (COVs) mais próximos da realidade. Tendo em vista que é um método que não possui aparato padrão ou uniformização da metodologia, este trabalho avalia parâmetros para otimizar as condições de extração para a comparação dos perfis de odor de flores in vivo. Para tanto, observou-se a reprodutibilidade do cartucho adsorvente composto de 10 mg de adsorvente Porapak Q® , além do comportamentos dos COVs típicos do odor de flor em diferentes solventes, volumes de eluição e tempo de extração. Foram realizadas uma série de análises, utilizando soluções de padrões compostas de substâncias típicas do odor de flores, para melhor entendimento do método. Os compostos foram separados e identificados por cromatografia gasosa acoplado a espectrometria de massas e quantificados a partir do detector de ionização por chama. Diante disso, verificou-se que o o cartucho de 10 mg coletou os voláteis em proporções diferentes devido a natureza de cada composto, ou seja, não foram adsorvidos pela técnica de forma semelhante. O benzaldeído e o γ-terpineno, por exemplo, foram observados a nível traço. Além disso, o sistema HSD apresentou os melhores resultados em tempos de extração maiores. Portanto, o recipiente que envolve o sistema pode influenciar no perfil dos volateis capturados e o solvente n-hexano e diclorometano não mostraram grandes diferenças, exceto no composto salicilato de metila que mostrou melhores resultados na eluição. Apenas as primeiras 2 eluições sucessivas de 500 uL mostraram capturar cerca de 99 % dos voláteis adsorvidos pelo cartucho independentemente do tempo. A técnica utilizada mostrou-se efetiva ao captar 17 voláteis, a maioria pertencendo a classe dos terpenos, da orquídea Oncidium Sphacelatum apenas no período de 3 horas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Fonte
SANTOS, Bárbara Bezerra. Headspace dinâmico : desenvolvimento e avaliação de método para análise de odores florais. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Assunto(s)
Cromatografia a gás, método não-invasivo, orquídea, COVs, adsorvente.Composto orgânico, Cromatografia gasosa, Flor, Composto Orgânico Volátil
Gas chromatography, non-invasive method, orchid, VOCs, adsorbent.