• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Tese_Priscila Artte versão def... (6.369Mb)

Collections
  • POSEDUC - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DOCENTE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PIBID DE HISTÓRIA DA UFF NO COLÉGIO ESTADUAL AURELINO LEAL (2014-2018)
Nascimento, Priscila Artte Rosa
Abstract
O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014- 2018). O objeto de estudo, se constituiu a partir de três questões fundamentais: “Como a formação inicial de professores vem sendo pensada pelas políticas públicas do século XXI? De que maneira essas políticas podem ser desenvolvidas na prática? Que tipo de impactos uma experiência formativa, forjada no âmbito dessas políticas, pode produzir nos percursos formativos de professores e no currículo escolar?” Para responder essas perguntas, foram situadas políticas públicas, estudadas no contexto das tensões e disputas pelos modelos de professor a se formar, refletindo acerca do ofício docente e sua lugaridade – a escola. A partir da análise do arcabouço legal que possibilitou a criação do PIBID, foram convidados cinco professores de História que participaram da experiência formativa no Colégio Estadual Aurelino Leal, a apresentarem suas memórias sobre o vivido, através de narrativas de vida e formação, objetivando, assim, conhecer os sentidos construídos para a docência em História. Além disso, por meio das narrativas de diferentes sujeitos que participaram, direta ou indiretamente, da experiência formativa, foi apresentado o Acervo Pedagógico e Bibliográfico do projeto, fruto do processo de produção curricular, que possibilitou a construção de alternativas pedagógicas para o ensino de História. Por fim, os processos constituintes do ambiente formativo foram analisados e conceituados a partir da Comunidade de Aprendizagem Docente. Desta forma, são apontadas suas contribuições para a formação inicial de professores e para o ensino de História e enunciados os seus pressupostos políticos-teóricos-metodológicos, a saber: a relação universidade e escola, a sua dimensão coletiva, reflexão, dialogicidade, colaboração, acolhimento e humanização, para a afirmação do caráter político da função docente.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
NASCIMENTO, Priscila Artte Rosa. A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). 2023. 173f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
PIBID
Formação de Professores
Narrativas de Vida e Formação
Produção Curricular
Ensino de História
Comunidade de Aprendizagem Docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação de professor
Ensino de História
PIBID
Teacher Formation
Life and Formation Narratives
Curriculum Croduction
History Teaching
Teacher Learning Community
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28098
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram