A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DOCENTE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PIBID DE HISTÓRIA DA UFF NO COLÉGIO ESTADUAL AURELINO LEAL (2014-2018)
Formação de Professores
Narrativas de Vida e Formação
Produção Curricular
Ensino de História
Comunidade de Aprendizagem Docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação de professor
Ensino de História
PIBID
Teacher Formation
Life and Formation Narratives
Curriculum Croduction
History Teaching
Teacher Learning Community
Abstract
O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no
âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da
Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-
2018). O objeto de estudo, se constituiu a partir de três questões fundamentais:
“Como a formação inicial de professores vem sendo pensada pelas políticas
públicas do século XXI? De que maneira essas políticas podem ser
desenvolvidas na prática? Que tipo de impactos uma experiência formativa,
forjada no âmbito dessas políticas, pode produzir nos percursos formativos de
professores e no currículo escolar?” Para responder essas perguntas, foram
situadas políticas públicas, estudadas no contexto das tensões e disputas pelos
modelos de professor a se formar, refletindo acerca do ofício docente e sua
lugaridade – a escola. A partir da análise do arcabouço legal que possibilitou a
criação do PIBID, foram convidados cinco professores de História que
participaram da experiência formativa no Colégio Estadual Aurelino Leal, a
apresentarem suas memórias sobre o vivido, através de narrativas de vida e
formação, objetivando, assim, conhecer os sentidos construídos para a
docência em História. Além disso, por meio das narrativas de diferentes
sujeitos que participaram, direta ou indiretamente, da experiência formativa, foi
apresentado o Acervo Pedagógico e Bibliográfico do projeto, fruto do processo
de produção curricular, que possibilitou a construção de alternativas
pedagógicas para o ensino de História. Por fim, os processos constituintes do
ambiente formativo foram analisados e conceituados a partir da Comunidade
de Aprendizagem Docente. Desta forma, são apontadas suas contribuições
para a formação inicial de professores e para o ensino de História e enunciados
os seus pressupostos políticos-teóricos-metodológicos, a saber: a relação
universidade e escola, a sua dimensão coletiva, reflexão, dialogicidade,
colaboração, acolhimento e humanização, para a afirmação do caráter político
da função docente.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
NASCIMENTO, Priscila Artte Rosa. A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). 2023. 173f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
PIBIDFormação de Professores
Narrativas de Vida e Formação
Produção Curricular
Ensino de História
Comunidade de Aprendizagem Docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação de professor
Ensino de História
PIBID
Teacher Formation
Life and Formation Narratives
Curriculum Croduction
History Teaching
Teacher Learning Community