xmlui.metadata.dc.contributor.author | Nascimento, Priscila Artte Rosa | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2023-03-08T13:18:22Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2023-03-08T13:18:22Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Priscila Artte Rosa. A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). 2023. 173f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28098 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no
âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da
Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-
2018). O objeto de estudo, se constituiu a partir de três questões fundamentais:
“Como a formação inicial de professores vem sendo pensada pelas políticas
públicas do século XXI? De que maneira essas políticas podem ser
desenvolvidas na prática? Que tipo de impactos uma experiência formativa,
forjada no âmbito dessas políticas, pode produzir nos percursos formativos de
professores e no currículo escolar?” Para responder essas perguntas, foram
situadas políticas públicas, estudadas no contexto das tensões e disputas pelos
modelos de professor a se formar, refletindo acerca do ofício docente e sua
lugaridade – a escola. A partir da análise do arcabouço legal que possibilitou a
criação do PIBID, foram convidados cinco professores de História que
participaram da experiência formativa no Colégio Estadual Aurelino Leal, a
apresentarem suas memórias sobre o vivido, através de narrativas de vida e
formação, objetivando, assim, conhecer os sentidos construídos para a
docência em História. Além disso, por meio das narrativas de diferentes
sujeitos que participaram, direta ou indiretamente, da experiência formativa, foi
apresentado o Acervo Pedagógico e Bibliográfico do projeto, fruto do processo
de produção curricular, que possibilitou a construção de alternativas
pedagógicas para o ensino de História. Por fim, os processos constituintes do
ambiente formativo foram analisados e conceituados a partir da Comunidade
de Aprendizagem Docente. Desta forma, são apontadas suas contribuições
para a formação inicial de professores e para o ensino de História e enunciados
os seus pressupostos políticos-teóricos-metodológicos, a saber: a relação
universidade e escola, a sua dimensão coletiva, reflexão, dialogicidade,
colaboração, acolhimento e humanização, para a afirmação do caráter político
da função docente. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Tese | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | PIBID | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Formação de Professores | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Narrativas de Vida e Formação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Produção Curricular | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Ensino de História | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Comunidade de Aprendizagem Docente | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Formação de professor | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino de História | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | PIBID | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Teacher Formation | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Life and Formation Narratives | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Curriculum Croduction | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | History Teaching | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Teacher Learning Community | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The present study discuss the formative process of History teachers within the
framework of the Teaching Initiation Scholarship Program (translation of
“Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”, PIBID) of
Fluminense Federal University, at Aurelino Leal State College (2014-2018). The
object of study was constituted by three fundamental questions: “How has the
initial teacher formation been thought by public policies, in the 21st century?
How can these policies be developed in the practice? What kind of impacts can
a formative experience, forged within the scope of these policies, produce in the
development paths of teachers and in the school curriculum?” To answer these
questions, we place the public policies, studied in the context of tensions and
disputes, over the models of teachers to train, reflecting on the teaching
profession and its place – the school. We started from the analysis of the legal
framework that enabled the creation of PIBID and invited five History teachers,
who participated in the experience, to present their memories of what they
experienced through their life and to tell their formative narratives, aiming to
know the meanings constructed for teaching History. In addition, we present,
through the narratives of different subjects who participated, directly or
indirectly, in the formative experience, the project's pedagogical collection and
the result of the curricular production process that enabled the construction of
pedagogical alternatives for teaching history. Ultimately, we analyzed the
constituent processes of the formative environment, which we conceptualize as
the Teaching Learning Community. Pointing out their possible contributions to
the initial formation of teachers and to the teaching of History, we enunciate
their political-theoretical-methodological assumptions, namely: the relationship
between university and school, its collective dimension, reflection, dialogicity,
collaboration, acceptance and humanization for the affirmation of the political
character of teaching work. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Andrade, Everardo Paiva de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Vilela, Mariana Lima | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Sá, Patrícia Teixeira de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Monteiro, Lívia Nascimento | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Stefenson, Eleonora Abad | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee5 | Souza, Cristiane Gonçalves de | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 173 p. | pt_BR |