Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Matemática e Estatística - IME
  • GTL - Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura - Niterói
  • GTL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Matemática e Estatística - IME
  • GTL - Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura - Niterói
  • GTL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC_Leonardo Costa da Silva.pd... (4.019Mb)

Collections
  • GTL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
AVALIANDO O POTENCIAL DIDÁTICO DA PLATAFORMA DESMOS EM UMA CONVERSÃO DAS ATIVIDADES DO LIVRO ABERTO DE FRAÇÕES
Silva, Leonardo da Costa | Posted on: 2021
Abstract
Este trabalho teve como motivação a experiência de ter participado de um minicurso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I da prefeitura de Cambé-PR. Na oportunidade, a plataforma DESMOS foi utilizada como elemento de mediação na aplicação e no gerenciamento das três primeiras lições do Livro Aberto de Frações. A partir daí, surgiu a proposta inicial deste trabalho: migrar para a plataforma DESMOS as lições 4 e 5 do livro que ainda não haviam sido convertidas. Além disso, neste trabalho de conclusão de curso, fez-se uma revisão de algumas atividades das lições 1, 2 e 3, já convertidas para a plataforma, procurando observar o que se ganha do ponto de vista didático com a conversão do Livro Aberto de Frações para a plataforma DESMOS? Para responder a essa pergunta, buscamos observar as vantagens que a plataforma oferece ao comparar diferenças significativas entre as atividades no livro impresso e as atividades convertidas. Desta maneira, e com a experiência da oficina realizada, foi possível constatar que a grande vantagem, do ponto de vista didático, na conversão das atividades para a DESMOS está no fato de que elas ganharam dinamismo e interatividade, permitindo, também, agilidade no processo de aplicação e um feedback imediato para o professor e para os alunos.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
SILVA, Leonardo da Costa Silva. Avaliando o potencial didático da plataforma desmos em uma conversão das atividades do Livro Aberto de Frações. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Livro Aberto de Frações
Plataforma DESMOS
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ensino Básico de Matemática
Material Didático
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Plataforma aberta da web
Open Book of Fractions
DESMOS platform
Virtual Environments of Learning
Basic Mathematics Teaching
Courseware
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28173
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram