AVALIANDO O POTENCIAL DIDÁTICO DA PLATAFORMA DESMOS EM UMA CONVERSÃO DAS ATIVIDADES DO LIVRO ABERTO DE FRAÇÕES
Plataforma DESMOS
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ensino Básico de Matemática
Material Didático
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Plataforma aberta da web
Open Book of Fractions
DESMOS platform
Virtual Environments of Learning
Basic Mathematics Teaching
Courseware
Silva, Leonardo da Costa | Posted on:
2021
Abstract
Este trabalho teve como motivação a experiência de ter participado de um minicurso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I da prefeitura de Cambé-PR. Na oportunidade, a plataforma DESMOS foi utilizada como elemento de mediação na aplicação e no gerenciamento das três primeiras lições do Livro Aberto de Frações. A partir daí, surgiu a proposta inicial deste trabalho: migrar para a plataforma DESMOS as lições 4 e 5 do livro que ainda não haviam sido convertidas. Além disso, neste trabalho de conclusão de curso, fez-se uma revisão de algumas atividades das lições 1, 2 e 3, já convertidas para a plataforma, procurando observar o que se ganha do ponto de vista didático com a conversão do Livro Aberto de Frações para a plataforma DESMOS? Para responder a essa pergunta, buscamos observar as vantagens que a plataforma oferece ao comparar diferenças significativas entre as atividades no livro impresso e as atividades convertidas. Desta maneira, e com a experiência da oficina realizada, foi possível constatar que a grande vantagem, do ponto de vista didático, na conversão das atividades para a DESMOS está no fato de que elas ganharam dinamismo e interatividade, permitindo, também, agilidade no processo de aplicação e um feedback imediato para o professor e para os alunos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SILVA, Leonardo da Costa Silva. Avaliando o potencial didático da plataforma desmos em uma conversão das atividades do Livro Aberto de Frações. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Livro Aberto de FraçõesPlataforma DESMOS
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ensino Básico de Matemática
Material Didático
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Plataforma aberta da web
Open Book of Fractions
DESMOS platform
Virtual Environments of Learning
Basic Mathematics Teaching
Courseware