O MAESTRO DO MUNDO: HEITOR VILLA LOBOS (1887-1959) E A DIPLOMACIA CULTURAL BRASILEIRA
Cultura
História social
Música
Poder (Ciências sociais)
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Abstract
Esta tese busca examinar o papel do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) na
diplomacia cultural do Brasil entre as décadas de 1920 e 1950. O conceito de diplomacia
cultural busca delimitar a ação de determinados grupos sociais – escritores, jornalistas,
professores, pesquisadores, músicos e artistas plásticos, entre outros – nas relações
internacionais, estando ou não articulados com os meios diplomáticos oficiais. Nesta tese,
o foco recai sobre a ação de Villa-Lobos e de outros músicos envolvidos com a difusão da
produção cultural brasileira no exterior, bem como a relação estabelecida entre eles e seus
congêneres em outros países – especialmente nos continentes americano e europeu. Heitor
Villa-Lobos dedicou um tempo expressivo de sua carreira de músico ao Estado,
entendendo a música como um importante instrumento de educação e de promoção do
entendimento entre os povos. Nesse sentido, suas ações transcorreram em duas vias: a
pedagógica – por meio do programa de educação musical implementado no Distrito
Federal a partir de 1932, e depois disseminado pelo Brasil – e a diplomática –
especialmente a partir da década de 1930, quando atuou como um emissário musical do
Brasil – e da música de concerto local – em países da América e da Europa, além de Israel.
Nesse sentido, o presente texto examina as possíveis relações entre música, sociedade,
política e relações internacionais em meados do século XX a partir da trajetória de VillaLobos. Apesar da importância da “diplomacia informal” exercida pelo músico, um exame
mais minucioso e sistemático dessa atuação constituía uma lacuna historiográfica, que esta
tese procurou trazer à luz. A tese desdobra-se em duas frentes. A primeira busca responder
de que modo as memórias de e sobre Villa-Lobos, construídas ao longo de décadas,
ajudaram a constituir uma relação direta e unívoca entre sua obra e a identidade nacional.
O processo de construção de memórias consolidou uma narrativa hegemônica sobre VillaLobos que, de tão ecoada, foi assumida por vários pesquisadores e orientou boa parte dos
trabalhos acadêmicos sobre o tema. A segunda frente discute o processo pelo qual VillaLobos se tornou o principal diplomata musical brasileiro de seu tempo, e como essa
atividade expressou interesses do Estado (em especial o Itamaraty) e dos músicos eruditos,
além, é claro, dos interesses pessoais e profissionais do próprio compositor, cioso de
conquistar novos mercados, para além do reduzido campo da música erudita no Brasil.
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Document type
TeseSource
RODRIGUES, Pedro Henrique Belchior. O maestro do mundo: Heitor Villa Lobos (1887-1959) e a diplomacia cultural brasileira. 2019. 344f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
DiplomaciaCultura
História social
Música
Poder (Ciências sociais)
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959