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Title: Para aprendermos a história sem nos fatigar: a tradição do antiquariado e a historiografia de Gilberto Ferrez
Authors: Lenzi, Maria Isabel Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Mendonça, Paulo Knauss de
Issue Date: 2013
Citation: LENZI, Maria Isabel Ribeiro. Para aprendermos a história sem nos fatigar: a tradição do antiquariado e a historiografia de Gilberto Ferrez. 2013. 267 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1466.pdf>.
Abstract: A tese tem como objeto de estudo a historiografia de Gilberto Ferrez e como fonte principal os documentos de seu arquivo pessoal existente no Arquivo Nacional, além de suas obras publicadas e pareceres para o SPHAN. O trabalho se insere no campo dos estudos da história da escrita da história e caracteriza como a obra de Gilberto Ferrez exemplifica o antiquariado enquanto forma de construção do conhecimento histórico. Discute também de que maneira esse modelo se mantém atual, contrariando a tendência a vê-lo apenas enquanto uma expressão da Época Moderna. Para definição do antiquariado, nos valemos de conceitos desenvolvidos por Arnaldo Momigliano. Considerando que Gilberto Ferrez também foi um colecionador notório, a pesquisa evidencia de que modo a prática de colecionar se constituiu como a base de sua formação de pesquisador em história, definindo o documento de época, sobretudo imagens, como objeto de estudo principal da História. Ao lado disso, a partir de Michel de Certeau, discute-se o lugar social da construção de sua historiografia, demarcando sua participação no IHGB e no Conselho Consultivo do SPHAN e sua rede de colaboração, descrevendo um ambiente de sociabilidade intelectual marcada por laços pessoais. Em seguida, a tese discute suas práticas de pesquisa, explorando os trabalhos publicados, os pareceres produzidos para o SPHAN e a correspondência mantida com seus pares. É apresentada ainda uma interpretação de sua leitura da história do Brasil como memória da civilização europeia, associada a estrangeiros que viveram no Brasil.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation discusses Gilberto Ferrez’s historiography. It uses as its main source the documentation from his personal archives preserved at the Arquivo Nacional, and cite as well the works the published and the technical judgements he issued as counselor at SPHAN. This text belongs to the field of studies dealing with the history of historical writing, and considers the manner in which the work of Gilberto Ferrez exemplifies antiquarianism taken as a form of constructio9n of historical knowledge. This dissertation also seeks to discuss how that model remains current, differing from those who tend to consider it only as an expression of the Modern Age. In order to define antiquarianism, we made use of concepts developed by Arnaldo Momigliano. Given the fact that Gilberto Ferrez also was a well-known collector, our research attests how the practice of collecting turned out to provide the foundations for his formation as a researcher in the historical field, choosing historical documents – especially images – as history’s main object of study. Making use of Michel de Certeau’s work, the social place in which Ferrez’s historiography is constructed is also explored, outlining his participation at IHGB and on SPHAN’s advisory board as well as his network of collaborators, disclosing an atmosphere of intellectual sociability characterized by personal tyes. This thesis then proceeds, to discuss his practice in research work, considering the books he published, the technical opinions issued as a counselor for SPHAN and the correspondence he maintained with he peers. Finally this thesis interprets the way in which Ferrez viewed Brazil’s history as a memory of European civilization, closely linked for foreigners who played a relevant role while living in the country.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/282
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