CRISE DE 2008: O IMPACTO DAS RESTRIÇÕES NAS VENDAS A DESCOBERTO SOBRE A VOLATILIDADE EM MERCADOS FINANCEIROS DE PAÍSES DESENVOLVIDOS
Modelo GARCH
Crise de 2008
Análise de intervenção
Simulação de Monte Carlo
Modelo estatístico
Mercado financeiro internacional
Crise econômica
Estados Unidos
Mizuno, Gabriel Perez Claro Santana | Posted on:
2022
Abstract
Este Trabalho de Conclusão de Curso visa avaliar as políticas de restrição às operações de venda a descoberto para reduzir a volatilidade dos mercados financeiros de países desenvolvidos durante a grande crise que se desencadeou originalmente nos Estados Unidos em meados de 2008. A plataforma metodológica consiste de análise de intervenção nas equações de modelos estatísticos de volatilidade condicional do tipo GARCH. Testes de hipóteses para significância dos coeficientes associados às variáveis de intervenção, assim como o uso de critérios de informação dos tipos AIC e BIC, permitem acessar a eficácia das políticas de restrição, que foram impostas — e, em algum momento, desativadas — por autoridades monetárias em momentos específicos de cada um dos países desenvolvidos. A partir dos resultados, serão traçados perfis das conjunturas dos mercados financeiros analisados, tendo em vista as realidades dos países e o quão expostos economicamente os mesmos encontravam-se à crise de 2008. O objetivo central é este: contribuir para a literatura, com sugestões para as autoridades regulatórias dos mercados financeiros no mundo sobre suas atuações no tocante a políticas de intervenção para reduzir risco de mercado.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MIZUNO, Gabriel Perez Claro Santana. Crise de 2008: o impacto das restrições nas vendas a descoberto sobre a volatilidade em mercados financeiros de países desenvolvidos. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Série temporalModelo GARCH
Crise de 2008
Análise de intervenção
Simulação de Monte Carlo
Modelo estatístico
Mercado financeiro internacional
Crise econômica
Estados Unidos