ANÁLISE DO TEMPO DE SOBREVIDA DE IDOSOS INTERNADOS EMERGENCIALMENTE POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2019
Kaplan-Meier
Log-Rank
Peto
Modelos paramétricos
COVID-19
Idoso
SUS
Coutinho, Gabriela de Barros | Posted on:
2022
Abstract
Com o início da pandemia da COVID-19 fatores associados a enfermidade e tratamentos adequados eram desconhecidos. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal investigar o comportamento do tempo de internação até a morte de pacientes idosos, internados emergencialmente no estado Rio de Janeiro no ano de 2019, por doenças respiratórias. Os resultados desta investigação viabilizarão comparações futuras com pesquisas que atualmente estão focando na COVID-19. Metodologia: Análise de sobrevivência considerando o óbito como a falha, não óbito como censura e características dos pacientes, das internações e dos hospitais como variáveis regressoras. Os dados foram obtidos a partir do Sistema de Informações Hospitalares do SUS . Resultados: O modelo que melhor se ajustou aos dados foi considerando a distribuição LogNormal, sendo as variáveis regressoras significativas (p-valor < 0,05) classe etária, raça/cor, diagnóstico principal, natureza jurídica do hospital e a estação climática. Em especial identificou-se que o tempo de sobrevida mediano de um paciente com 80 anos ou mais é reduzido 47,41% em relação a um paciente com 60 a 69 anos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
COUTINHO, Gabriela de Barros. Análise do tempo de sobrevida de idosos internados emergencialmente por doenças respiratórias no estado do Rio de Janeiro em 2019. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Análise de sobrevivênciaKaplan-Meier
Log-Rank
Peto
Modelos paramétricos
COVID-19
Idoso
SUS