A TECNOLOGIA UHT NA CADEIA PRODUTIVA DE LEITE NO BRASIL: ARTICULAÇÃO ENTRE VANGUARDA TECNOLÓGICA E A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA
UHT
Leite
Cadeia Produtiva
Supermercados
Círculos de Cooperação
Produção de leite
Cadeia produtiva
Tetra Pak
UHT
Milk
Productive Chain
Supermarkets
Cooperation Circles
Abstract
A Tetra Pak contribuiu, a partir da década de 1990, para a reestruturação na cadeia de
produção do leite no Brasil, monopolizando o envasamento de produtos lácteos através
da tecnologia cartonada UHT (Ultra High Temperature). Remontamos a origem da
indústria, com a participação de seu fundador Ruben Rausing e o ambiente
empreendedor sueco do pós guerra que estimulou a inovação para deter as patentes de
embalagens cartonadas no mundo e sua articulação com o contexto da modernização
conservadora da produção rural brasileira, desde a década de 1960. Este processo foi
fomentado pela ampliação de nichos mercadológicos através da atomização da
comercialização das caixas de papel cartonado para as diversas indústrias lácteas
nacionais, resultando em redução da formação de custos na cadeia produtiva
incorporando novos canais de distribuição como o setor supermercadista. A Tetra Pak,
desenvolveu-se dentro das dinâmicas produtivas pós-fordistas fomentada por grandes
investimentos de grupos econômicos internacionais. No Brasil, articulou-se ao
agronegócio nacional, formatando círculos de cooperação entre seus fornecedores e
compradores atrelando a maioria dos produtores de leite no país, integrando-os ao CAI
leiteiro. Foi responsável também pela substituição do envasamento dos lácteos,
anteriormente em embalagens de sacos de polietileno cujo domínio mercadológico se
encontrava com os pequenos varejistas e assemelhados, pela sua tecnologia cartonada
UHT, empoderando os supermercados como distribuidores nacionais. Atualmente, ao
mesmo tempo em que se expande a produção de lácteos em novos nichos de mercados
consumidores, os grupos econômicos oligopolizados concentram a renda e os poderes
econômicos do setor e a Tetra Pak executa sua dominação mercadológica no setor de
embalagens para alimentos líquidos, fidelizando as indústrias ao seu processo, tentando
blindar o mercado á concorrência, contrariando as teorias econômicas sobre a
implantação de novas tecnologias, pois consegue reduzir seus custos dentro da cadeia
produtiva, atomizando sua produção. Estudamos também as formas de manutenção da
Tetra Pak no mercado brasileiro, através dos círculos de cooperação formados, da
inovação tecnológica constante para vencer a concorrência no Brasil e no mundo e o
desenvolvimento de pesquisas para reciclar o descarte das embalagens cartonadas no
meio ambiente.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
ALBUQUERQUE, Bruno Milan Carneiro de. A tecnologia UHT na cadeia produtiva de leite no Brasil: articulação entre vanguarda tecnológica e a modernização conservadora. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
Tetra PakUHT
Leite
Cadeia Produtiva
Supermercados
Círculos de Cooperação
Produção de leite
Cadeia produtiva
Tetra Pak
UHT
Milk
Productive Chain
Supermarkets
Cooperation Circles