xmlui.metadata.dc.contributor.author | Riguette, Thalia Ouverney | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2023-03-24T19:54:11Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2023-03-24T19:54:11Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | RIGUETTE, Thalia Ouverney. Engenharia de produção na saúde: aplicação do Lean healthcare em um hospital. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2022. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28335 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O mapeamento do fluxo de valor tem se mostrado de grande importância na
análise de processos no setor de serviços, até porque a demanda na área de saúde
só aumenta, e os requisitos por padrões elevados de segurança e qualidade tornamse, então, muito maiores, e a eficiência na execução de cada serviço muito mais
exigida e necessária. Constata-se, portanto, uma oportunidade única, para a aplicação
da ferramenta Lean nesse contexto hospitalar. Logo, com o objetivo de propor
melhorias ao setor de emergência de um hospital público no interior do Rio de Janeiro,
o Francisco Limongi, em Trajano de Moraes, foram observadas as atividades
desenvolvidas nesse ambiente através de visitas ao local, seguindo com o
mapeamento do fluxo de valor do estado atual, a identificação de oportunidades de
melhoria e, por fim, a construção do mapa do estado futuro. Os principais problemas
identificados no hospital foram: formação de filas na sala de espera; criação de um
centro de triagem; fluxo de informação manual e movimentação desnecessária da
recepcionista e do técnico de raio-x. As propostas apresentadas para o
desenvolvimento do mapa do estado futuro demonstraram oportunidades de redução
do lead time médio do atendimento de 178 minutos (quase três horas). Esse projeto
proposto para o atendimento de emergência do hospital apresentou resultados
promissores | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Engenharia de produção na saúde: aplicação do Lean healthcare em um hospital | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Mapeamento de fluxo de valor | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Lean healthcare | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Produção enxuta | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Hospital | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Aplicação da ferramenta Lean | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Lean seis sigma | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Hospital | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Gestão de qualidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Value stream mapping | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Lean healthcare | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Lean production | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Hospital | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Lean tools application | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The Value Stream Mapping is showing up with great importance in the services
sector's process analysis. The demand for health services is growing, and the high
standards of security and quality requirements, such a system who shows up
deficiency, demonstrates a yet barely explored opportunity of application of such tools
in the hospital context. With the aim of proposing improvements to a public hospital's
emergency sector in the interior of Rio de Janeiro. It was observed the developed
activities in this environment through visits to the place, following the Value Stream
Mapping of the actual status, the identification of improvement opportunities, and,
finally, the construction of the future status map. The main problems identified at the
hospital were: formation of queues in the waiting room; creation of the sorting center;
manual information flow and unnecessary movement of the receptionist and x-ray
technician. The presented proposals to the future status map development
demonstrates reduction opportunities of the average lead time of the attendance of
178 minutes (almost three hours). This proposed project to the hospital's emergency
attendance showed up promising results | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Petrópolis | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Petrópolis, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de Petrópolis | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Stefano, Ercilia de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor-co1 | Freitag, Alberto Eduardo Besser | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Douglas de Souza | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Torres, Bruno Guimarães | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 50 f. | pt_BR |