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ECONOMIA COMPORTAMENTAL E O CASO DO MERCADO DE AUTOMÓVEIS DE LUXO NO BRASIL
Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir o consumo de luxo com ênfase na Teoria Comportamental e sua aplicação na análise do mercado de automóveis de luxo no Brasil. Do ponto de vista do consumidor, os bens de luxo fazem despertar desejos e admiração. Os consumidores de bens de luxo são influenciados por fatores psicológicos ou físicos, na busca pela satisfação, sobretudo, de necessidades psicológicas, simbolizando um certo padrão de consumo, uma classe social específica ou comunicando uma imagem de si mesmos. Por outras palavras, o consumo de produtos de marcas de luxo caracteriza-se por um comportamento de compra que vai ao encontro à satisfação de significados simbólicos, sendo a maior ênfase atribuída à imagem de marca social. No caso do Brasil, a despeito da significativa desigualdade de renda existente no país, observa-se um contingente expressivo da população com poder de compra para adquirir bens de luxo, dentre eles automóveis requintados. A implantação de duas montadoras de veículos de luxo no Brasil nos anos 2010, a saber, BMW e Land Rover, indica o potencial de crescimento deste segmento de mercado e confirma as teorias no sentido de que o diferencial positivo na renda é determinante para a expansão do mercado de luxo no país.
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