AVALIAÇÃO DO PERFIL DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES EMERGENCIAIS EM IDOSOS COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E DE POSSÍVEIS FATORES ASSOCIADOS AO DESFECHO
Razão de chances ajustada
Internação hospitalar emergencial
Idosos
COVID-19
Doença respiratória
Idoso
Luz, Luccas Martins da | Posted on:
2022
Abstract
O cenário mundial da pandemia por Corona Vírus gerou questionamentos que o comportamento da internações hospitalares decorrentes desta doença poderia ser similar às ocorridas por doenças respiratórias. O objetivo deste trabalho é avaliar o perfil das internações emergenciais hospitalares em idosos, decorrentes de problemas respiratórios, e identificar possíveis fatores associados ao óbito. Metodologia: Modelos de regressão logística em função de características dos pacientes, das internações e do hospital foram utilizados tendo como variável resposta a variável indicadora do desfecho (alta/óbito), tomando como base registros do SIHSUS/DATASUS, do Rio de Janeiro no ano de 2019. Resultados: Alguns dos principais fatores de risco para o óbito associados ao modelo que considera os diagnósticos principais classificados em apenas 4 categorias e incorpora a informação sobre utilização da UTI foram: classe etária 80 anos ou mais (RC: 1,86), uso da UTI (RC: 4,10) e diagnóstico de insuficiência respiratória (RC: 12,26).
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LUZ, Luccas Martins da. Avaliação do perfil das internações hospitalares emergenciais em idosos com doenças respiratórias e de possíveis fatores associados ao desfecho. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Regressão logísticaRazão de chances ajustada
Internação hospitalar emergencial
Idosos
COVID-19
Doença respiratória
Idoso