ANÁLISE DA ESTRUTURA E DOS PROCESSOS HIDROEROSIVOS SUPERFICIAIS DE UM LATOSSOLO AMARELO: USO DA TÉCNICA DE MICROTOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE RAIOS X
Processos Hidroerosivos
MicroCT
Pedologia
Erosão hídrica
Microtomografia por raio-X
Latossolo
Soil Structure
Hydro-erosive Processes
MicroCT
Resumo
Na busca por novas técnicas que de análises de solos, a microtomografia computadorizada de alta resolução (microCT) aparece como uma técnica analítica não destrutiva que tem se destacado nos cenários internacionais em evidência no Brasil. A análise de uma amostra de solo por microCT permite obter conhecimento, em microescala, da forma, tamanho, distribuição, volume, área e conectividade dos poros e ter uma visualização 3D da amostra e sua estrutura. O objetivo deste trabalho é compreender a estrutura do solo e o funcionamento dos processos hidroerosivos, através de análises da distribuição de poros do solo, da mensuração da pluviometria e da erosão superficial na Estação Experimental de Pesquisas sobre Clima, Erosão e Solos (EEPCES/LAGEF/UFF)
inserida na Bacia do Rio São João nos limites do município de Silva Jardim RJ. Os resultados mostram que a técnica MicroCT é uma ferramenta eficiente e não destrutiva para a análise e caracterização da estrutura porosa dos solos protegidos e degradados pela erosão, evidenciando claras diferenças entre eles, conforme esperado. As perdas de solo se mostraram mais acentuadas nas parcelas sem cobertura.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
TeseFonte
LEMES, Marcelo Wermelinger Aguiar. Análise da estrutura e dos processos hidroerosivos superficiais de um Latossolo Amarelo: uso da técnica de microtomografia computadorizada de Raios X. 2018. 94 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Assunto(s)
Estrutura do SoloProcessos Hidroerosivos
MicroCT
Pedologia
Erosão hídrica
Microtomografia por raio-X
Latossolo
Soil Structure
Hydro-erosive Processes
MicroCT