ANÁLISE DA RESPOSTA AO TRATAMENTO DA PSORÍASE MODERADA A GRAVE COM AGENTES INIBIDORES DO TNF-ALFA NO LONGO PRAZO
Psoríase
Tratamento
Anti-TNFα
Adalimumabe
Etanercepte
Lesão
Pele
Psoríase
Tratamento
Skin lesion
Psoriasis
Treatment
Anti-TNFα
Adalimumab
Etharnecept
Resumo
Introdução: A psoríase é uma doença crônica imunomediada. Na sua forma moderada ou grave e na ausência de uma resposta satisfatória ao tratamento convencional, se indica o uso de agentes imunobiológicos. Os agentes antagonistas do fator de necrose tumoral alfa (anti-TNFα) são eficazes e seguros no tratamento a longo prazo. Objetivos: Avaliar a resposta ao tratamento da psoríase com agentes anti-TNFα em longo prazo; descrever o perfil de acometimento da doença em relação a sexo e idade; identificar as comorbidades associadas; identificar se houve falha primária e/ou secundária na utilização de medicamentos biológicos anti-TNFα no tratamento de pacientes psoriáticos e estabelecer a conduta adequada a ser adotada diante da falha; comparar a diferença de resposta entre os medicamentos utilizados; discutir a causa da falha secundária e a sua relação com a forma de apresentação clínica inicial da doença; avaliar a ocorrência de efeitos colaterais e/ou paradoxais durante o período de acompanhamento. Métodos: Seguimento ao longo de 5 anos de todos os pacientes adultos com psoríase moderada a grave que apresentaram falha à terapia convencional e que foram tratados com anti-TNFα no ambulatório de dermatologia do hospital universitário de 2015 a 2019. O Psoriasis Area Severity Index (PASI) foi avaliado pré tratamento, após 12 semanas e a cada dois meses por todo o período de acompanhamento. A falha secundária foi definida como piora do PASI após resposta satisfatória inicial nos primeiros 3 meses de tratamento. Resultados: O estudo englobou 28 pacientes (15 mulheres e 13 homens). A idade média foi de 50±11 anos. Vinte e três pacientes apresentavam a forma em placa, e seis pacientes a forma eritrodérmica. Adalimumabe foi administrado a quatorze pacientes e Etanercepte aos 14 pacientes restantes. Após 12 semanas de tratamento, todos os pacientes apresentaram melhora do PASI, passando de 30 [20 a 40] para 4,7 [2,2 a 10,0], p <0,0001. Houve falha secundária de tratamento em 6 pacientes, com persistência de resposta em 75,6% em 5 anos. A manutenção da resposta foi mais elevada nos pacientes que manifestaram
apresentação inicial em placa, e menor nos que inicialmente manifestaram eritrodermia (87,7% vs. 20,0%, P<0,0001). Nenhum paciente apresentou efeito colateral grave. Três pacientes apresentaram efeito paradoxal, sem necessidade de interrupção do tratamento. Conclusão: Os agentes anti-TNFα se mostraram seguros e eficazes no tratamento da psoríase moderada a grave. Somente 6 indivíduos apresentaram falha secundária após 5 anos de seguimento.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFonte
LEITE, Verônica Rodrigues Bogado. Análise da resposta ao tratamento da psoríase moderada a grave com agentes inibidores do TNF-ALFA no longo prazo. 2020. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Programa de Pós-Graduação m Ciências Médicas, Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Assunto(s)
Lesão na pelePsoríase
Tratamento
Anti-TNFα
Adalimumabe
Etanercepte
Lesão
Pele
Psoríase
Tratamento
Skin lesion
Psoriasis
Treatment
Anti-TNFα
Adalimumab
Etharnecept