RENDIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Modelo Logístico
Inferência Bayesiana
Educação
Bayer (Processo)
COVID-19
Educação básica
Regressão logística
Galdino, Simone de Andrade | Posted on:
2022
Abstract
Com a pandemia da Covid-19, todos os setores da sociedade brasileira se viram diante de um grande desafio, entre eles a educação. Esse trabalho buscou avaliar o rendimento dos estudantes da educação básica do estado do Rio de Janeiro através da base de dados da PNAD Covid para o período de novembro de 2020. Realizou-se uma análise descritiva dos dados e aplicou-se um modelo logístico sob a perspectiva bayesiana podendo então constatar que certos fatores individuais tais como sexo, cor, idade, tipo de escola, escolaridade do responsável, fatores de moradia e econômicos interferiram no rendimento dos estudantes, apontando alto rendimento em alguns grupos considerados privilegiados na sociedade. A variável rendimento foi criada a partir da quantidade de horas diárias dedicadas ao estudo. Embora o estudo se baseia em um único mês do ano de 2020 e nem todas as características dos estudantes foram contempladas, foi possível averiguar que em meio `a pandemia da Covid-19 e com as aulas remotas utilizadas em caráter emergencial que o status quo se manteve no estado do Rio de Janeiro nesse período e, possivelmente, com a falta de recursos pecuniários e tecnológicos grupos específicos de estudantes não puderam se dedicar aos estudos de forma efetiva.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
GALDINO, Simone de Andrade. Rendimento dos alunos do ensino básico durante a pandemia de COVID-19. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Covid-19Modelo Logístico
Inferência Bayesiana
Educação
Bayer (Processo)
COVID-19
Educação básica
Regressão logística