Metadata
Show full item record
ASSOCIAÇÃO ENTRE UMIDADE E HIDRATAÇÃO DA PELE COM LESÕES CUTÂNEAS EM PACIENTES CRÍTICOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
Unidade de terapia intensiva
Lesão por pressão
Fatores de risco
Pele
Desidratação
Ferimentos e lesões
Adult
Intensive care unit
Pressure ulcer
Risk factors
Skin
Dehydration
Abstract
Introdução: O Brasil possui prevalência de lesões por pressão variando de 27% a 39,4%, constituindo com isso um problema de saúde pública, e gerando impacto em diferentes níveis. A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e desempenha inúmeras funções. Para que consiga realizar seu papel adequadamente é preciso que esteja hidratada, o que irá contribuir para reforço da camada protetora e prevenir irritações, uma vez que quando está desidratada formam-se pequenas fissuras imperceptíveis a olho nu, que favorecem a ocorrência de lesões e infecções. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática para responder a
seguinte questão de pesquisa: Quais são as repercussões dos diferentes estados de hidratação da pele sobre tempo de internação, mortalidade e incidência de lesões do paciente crítico? Metodologia: Revisão sistemática das bases de dados Embase, Cinahl, Lilacs via BVS e Medline via Pubmed. As citações recuperadas nas bases foram transferidas para o software Rayyan para decisão quanto a leitura na íntegra por dois pesquisadores independentes e posterior análise do risco de viés guiada pela ferramenta Robbins-e, seguida da extração de dados. Resultados: 730 artigos foram exportados para o software Rayyan para leitura de títulos e resumos, sendo 12 lidos na íntegra e 2 publicações extraídas. Os dois estudos apontam que existem fatores de risco para o aparecimento de lesões, que a avaliação da pele e a realização de cuidados de enfermagem específicos podem auxiliar na prevenção de LPP. Discussão: Na NANDA são citados fatores relacionados: umidade excessiva (externo), e desidratação e pele seca (interno). Evidenciando com isso a importância da hidratação da pele para prevenção de lesões. Entretanto, a escala de Braden, largamente utilizada, possui restrições acerca da avaliação / definição de umidade, portanto, é imprecisa para sua análise. Conclusão: Na literatura foram encontrados poucos artigos que possuíam essa mesma temática. Em razão disso, é fundamental que novas pesquisas sejam realizadas, e que possam ser discutidas atualizações na escala de Braden, nas intervenções da NIC e no uso de tecnologias para realizar essa mensuração.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
BRITO, Nathalia Rodrigues de. Associação entre umidade e hidratação da pele com lesões cutâneas em pacientes críticos: revisão sistemática. 2022 . 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
AdultoUnidade de terapia intensiva
Lesão por pressão
Fatores de risco
Pele
Desidratação
Ferimentos e lesões
Adult
Intensive care unit
Pressure ulcer
Risk factors
Skin
Dehydration