FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/RES. PRÁTICAS ANTIRRACISTAS E O INVISÍVEL REVELADO: FIOS DE MEMÓRIAS DE EGRESSAS DO CURSO NORMAL DO COLÉGIO PANDIÁ CALÓGERAS - SÃO GONÇALO - RJ
Práticas Antirracista no Curso Normal
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
Formação de professor
Racismo
Formación Docente/res
Prácticas Antirracista en el Curso Estándar
Colegio Estatal Pandiá Calogeras
Abstract
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa
“Ciência, Cultura e Educação” -, o presente trabalho se insere no campo da formação
inicial de professoras/res1
e tem por objetivo investigar o que pensam egressas do Curso
Normal do Colégio Estadual Pandiá Calógeras sobre educação antirracista e averiguar em
que medida o tema foi abordado durante o período de formação. Com enfoque qualitativo,
a pesquisa contou com o envolvimento de 5 egressas do CN da escola mencionada, cujo
vínculo com a instituição variou entre 2 e 3 anos. Atentas aos objetivos e inspiradas pelas
contribuições de Ribeiro, Souza e Sampaio (2018); Andrade e Guerreiro (2018);
Guntensperger e Andrade, (2021), planejamos e realizamos, em ambiente virtual
oferecido pelo Google Meet, uma roda de conversa da qual as 5 egressas participaram.
As informações partilhadas foram gravadas pelo dispositivo oferecido pelo Google Meet,
armazenadas no drive do próprio dispositivo, posteriormente ouvidas, transcritas, lidas,
organizadas, descritas e analisadas em acordo com 3 tópicos: “Fios dos sentidos expressos
pelas egressas acerca da educação antirracista no Curso Normal”; “Fios de práticas
antirracistas na ação docente e na vida pessoal das egressas” e “Tecendo os fios de
memórias do que contam as egressas sobre a educação antirracista no Curso Normal”. De
posse das análises das informações geradas, entendemos que as considerações das 5
egressas sinalizam envolvimento em ações pedagógicas variadas, no campo da educação
antirracista, propostas por parte das/os professoras/res da escola envolvida e indicadas
como fatores que contribuiram para a vida pessoal das mesmas. De modo mais tímido,
expressam relações entre estas experiências e sua ação docente. Acreditamos que além da
necessidade de continuarmos investindo esforços na superação dos entraves e no
desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas que vislumbrem ultrapassar os
muros da escola é imprescindível nos dedicarmos à realização de pesquisas relacionadas
a este campo, cuja devolutiva à comunidade escolar seja assegurada com vistas a fomentar
debates e reflexões que nos ajudem a romper com a invisibilidade e com outras formas
de violência causadas pelo racismo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
FIGUEIREDO, Érika Santana. Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Formação de Professoras/resPráticas Antirracista no Curso Normal
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
Formação de professor
Racismo
Formación Docente/res
Prácticas Antirracista en el Curso Estándar
Colegio Estatal Pandiá Calogeras