UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA PAUTADO EM EDUCAÇÃO STEM PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTADOS
Educação especial, Biotecnologia, Superdotado, Ciência, Robótica
Abstract
O ambiente de enriquecimento e/ou suplementação curricular requer uma
pedagogia consistente, bem delineada e compatível com esse público-alvo. Por
outro lado, a Educação STEM (Science, Technology, Engineering and Math) aponta
para integração de múltiplos conteúdos científicos, tendo o pensamento
computacional como ferramenta essencial no desenvolvimento de habilidades
significativas para a sociedade da informação. Dessa forma, o objetivo do trabalho
foi criar um modelo pedagógico de enriquecimento curricular para ensino de
biotecnologia voltado para alunos AH ou SD, pautado em PBL (Problem Based
Learning) e Educação STEM. Como materiais e métodos, foi desenvolvido um
projeto de imersão de alunos e pesquisador nos projetos do GER2I (Gifted
Education Research & Resource Institute) por três anos consecutivos; a definição
das etapas de construção de um robô de monitoramento de horta, de custo
acessível, denominado “BioBot”; e um guia de construção do robô composto de um
roteiro pedagógico, acompanhado da concepção de um app de controle dessas
atividades. Os resultados obtidos remeteram ao próprio “BioBot”, que permitirá
imersão dos alunos no controle, monitoramento e tomada de decisão sobre as
variáveis ambientais envolvidas no experimento e ao modelo pedagógico que
ampara os professores na aplicação direta em escolas. Por fim, discussões
apontaram para a importância de um produto biotecnológico nos diferentes níveis
de ensino, a compatibilidade do projeto com as modernas propostas de ensino
voltadas também para alunos AH ou SD e a possível colaboração como um
elemento didático para o Novo Ensino Médio, que ainda precisa de parâmetros
pedagógicos para ser implantado nas escolas no Brasil.
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Document type
TeseSource
GOMES, Maurício Ribeiro. Uma abordagem pedagógica para o ensino de biotecnologia pautado em educação STEM para alunos com altas habilidades ou superdotados. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Ciências e Biotecnologia)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Biotecnologia, Altas Habilidades ou Superdotação, Horta Escolar Automatizada, Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), PBL (Problem Based Learning), Enriquecimento e Suplementação CurricularEducação especial, Biotecnologia, Superdotado, Ciência, Robótica