Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • PPBI - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia - Niterói
  • PPBI - Mestrado - Niterói
  • PPBI - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • PPBI - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia - Niterói
  • PPBI - Mestrado - Niterói
  • PPBI - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Tese-MauricioRibeiroGomes.pdf (2.612Mb)

Collections
  • PPBI - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA PAUTADO EM EDUCAÇÃO STEM PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTADOS
Gomes, Maurício Ribeiro
Abstract
O ambiente de enriquecimento e/ou suplementação curricular requer uma pedagogia consistente, bem delineada e compatível com esse público-alvo. Por outro lado, a Educação STEM (Science, Technology, Engineering and Math) aponta para integração de múltiplos conteúdos científicos, tendo o pensamento computacional como ferramenta essencial no desenvolvimento de habilidades significativas para a sociedade da informação. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi criar um modelo pedagógico de enriquecimento curricular para ensino de biotecnologia voltado para alunos AH ou SD, pautado em PBL (Problem Based Learning) e Educação STEM. Como materiais e métodos, foi desenvolvido um projeto de imersão de alunos e pesquisador nos projetos do GER2I (Gifted Education Research & Resource Institute) por três anos consecutivos; a definição das etapas de construção de um robô de monitoramento de horta, de custo acessível, denominado “BioBot”; e um guia de construção do robô composto de um roteiro pedagógico, acompanhado da concepção de um app de controle dessas atividades. Os resultados obtidos remeteram ao próprio “BioBot”, que permitirá imersão dos alunos no controle, monitoramento e tomada de decisão sobre as variáveis ambientais envolvidas no experimento e ao modelo pedagógico que ampara os professores na aplicação direta em escolas. Por fim, discussões apontaram para a importância de um produto biotecnológico nos diferentes níveis de ensino, a compatibilidade do projeto com as modernas propostas de ensino voltadas também para alunos AH ou SD e a possível colaboração como um elemento didático para o Novo Ensino Médio, que ainda precisa de parâmetros pedagógicos para ser implantado nas escolas no Brasil.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
GOMES, Maurício Ribeiro. Uma abordagem pedagógica para o ensino de biotecnologia pautado em educação STEM para alunos com altas habilidades ou superdotados. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Ciências e Biotecnologia)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Biotecnologia, Altas Habilidades ou Superdotação, Horta Escolar Automatizada, Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), PBL (Problem Based Learning), Enriquecimento e Suplementação Curricular
Educação especial, Biotecnologia, Superdotado, Ciência, Robótica
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28759
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram