O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS NA MICRORREGIÃO DO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE
Tecnologia da informação e comunicação
Metodologias do ensino
Educação ambiental
Metodologias de ensino
TIC
Environmental education
Information and communication technologies
Teaching methodology
Abstract
sustentável, deve permear a lógica do pensamento moderno da sociedade da informação e do
conhecimento. Nesta pesquisa investigouse
como as Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) vêm sendo utilizadas nas escolas da microrregião do Vale do Paraíba
Fluminense para promover a conscientização dos alunos a respeito dos problemas ambientais e
como estas podem ser utilizadas para facilitar o processo de ensinoaprendizagem
da Educação
Ambiental (EA). Objetivouse
realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dessa temática,
identificando quais tecnologias são utilizadas em sala de aula, o nível de conhecimento de
informática dos professores e alunos e a utilização de laboratórios de informática nos conteúdos
referentes à educação ambiental. O levantamento dos dados foi feito por meio de questionários
e análise dos trabalhos encontrados na pesquisa bibliográfica, no período de fevereiro a junho
de 2016. A partir dos resultados obtidos concluise
que as tecnologias como computadores,
pesquisas na Internet, imagens de satélites, blogs, fotografias, entre outras, são as mais
utilizadas e que na opinião dos professores entrevistados eles possuem nível intermediário de
conhecimento em informática enquanto que os alunos possuem nível básico e são receptivos a
novas formas de aprendizagem. Em relação as dificuldades, a falta de formação pedagógica dos
professores em TICs foi a mais citada.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
COSTA, Elenice dos Santos. O uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos metodológicos de ensino da educação ambiental em escolas na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2016.Subject(s)
Educação ambientalTecnologia da informação e comunicação
Metodologias do ensino
Educação ambiental
Metodologias de ensino
TIC
Environmental education
Information and communication technologies
Teaching methodology