PROFMAT - Dissertações - Niterói
Recent Submissions
-
Volumes de sólidos de revolução no Ensino Médio: uma abordagem dinâmica e intuitiva a partir das ideias do Cálculo
Esta dissertação se insere no âmbito das pesquisas relacionadas à possibilidade de emersão das ideias do Cálculo no ensino médio. Nesse sentido realiza-se aqui um levantamento sobre o ensino do Cálculo no Brasil, analisando ... -
O ensino de frações na Escola Básica: o currículo “Common Core” nos EUA, Hung-Hsi Wu e Uma Análise Comparativa em Dois Livros Didáticos do PNLD
Dentre os conteúdos de Matemática ministrados em nossas salas de aula da Escola Básica, certamente o conceito de fração é um dos que os alunos mais apresentam dificuldades. Embora Já exista muita literatura abordando esta ... -
O uso de vídeos no ambiente escolar: explorando fractais e caos por meio de narrativas
Nesta última década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentários, animações, filmes e curtas) relacionados com Matemática e Estatística. Com o objetivo de potencializar o escopo didático ... -
Atividades interativas para uma abordagem dinâmica de funções reais na Educação Básica: Um estudo de caso
O estudo das variações quantitativas presentes nos fenômenos naturais foi, sem dúvida, um dos grandes pilares na construção da ideia de função. Contudo, ainda que os PCN ratifiquem que o ensino de funções deva ser apresentado ... -
Aplicações das transformações geométricas no Ensino Médio
Este trabalho tem por objetivo ressaltar o potencial didático das Transformações Geométricas, aliadas as tecnologias disponíveis nos softwares em Geometria Dinâmica, na abordagem de tópicos do ensino médio. Tal abordagem, ... -
A interdisciplinaridade entre a geometria e o esporte
Esta dissertação tem como objetivo mostrar como o esporte pode estar associado ao ensino da matemática, podendo ser um tema norteador por excelência. Nesta abordagem matemática, tanto no ensino médio como no ensino ... -
Explorando invariantes geométricos com o GeoGebra: uma seleção para a sala de aula
Estudos apontam que, em Geometria, alunos da Escola Básica frequentemente confundem propriedades do desenho com propriedades do objeto geométrico representado. Assim, por exemplo, um quadrado girado deixa de ser um quadrado ... -
Solução geral das sequências recorrentes
O presente trabalho tem como objetivo central o estudo das sequências recorrentes. Expomos aqui definições, classificação, uma breve revisão sobre progressões aritméticas e geométricas e progressões aritméticas de ordem ... -
Concreto ou Imaginário? Os números complexos no Ensino Médio
No presente trabalho, apresenta-se o conjunto dos números complexos, partindo de um problema motivador que sugere uma solução via equações algébricas do terceiro grau. Neste contexto, aparecem naturalmente as ideias de ... -
Matemática Financeira: uma proposta para o uso de ferramentas matemáticas e recursos tecnológicos em sala de aula
Este trabalho tem como objetivo ilustrar como o uso de ferramentas matemáticas e de recursos tecnológicos para resolver problemas relacionados à matemática financeira pode despertar no estudante o interesse por assuntos ... -
Banco imobiliário educacional matemático: uma ferramenta para o ensino de matemática
No Ensino Básico de Matemática, observa -se com frequência dificuldades associadas as operações com números inteiros e na comparação entre números racionais. Neste trabalho, buscou-se ferramentas e estratégias ... -
Visualizando e dinamizando temas no ensino básico
Ver e refletir sobre o que temos a nossa frente é o que faremos neste trabalho com alguns resultados da Matemática. Vamos associar a esses resultados imagens e/ou diagramas que, visualmente, os revelam. Alem disso, tanto ... -
Análise de erros como instrumento de ensino-aprendizagem: prova bimestral da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro
O presente trabalho tem como objetivo observar e analisar as provas bimestrais aplicadas na rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, que são aplicados para os dois segmentos de ensino fundamental. Neste trabalho ... -
O uso do teorema de pick nos ensinos fundamentais e médios
O ensino de Matemática nas escolas sempre foi um tema de muita discussão entre os educadores e de muitos problemas para os alunos. Sendo o ensino da geometria um dos ramos da Matemática de maior dificuldade por parte do ... -
O uso de vídeos no ambiente escolar: explorando números e medidas por meio de narrativas
Nesta última década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentarios, animações, filmes e curtas) relacionados com Matemática e Estatística. Com o objetivo de potencializar o escopo didático ... -
Estudo das cônicas - várias abordagens
"As curvas cônicas ou simplesmente cônicas vem sendo estudadas por vários matemáticos, e mesmo observando a utilização prática no nosso cotidiano, e principalmente a importância destas na evolução tecnológica, nosso sistema ... -
Uma abordagem prática no estudo da análise combinatória para o ensino médio
Durante anos trabalhando com os alunos do Ensino Médio e observando suas dificuldades ao lidarem com a Análise Combinatória, veio o desejo deste estudo, que tem por objetivo elaborar uma proposta pedagógica para o estudo ... -
Programa obmep na escola e o ensino da matemática por meio de resolução de problemas
Neste trabalho venho mostrar como a experiência na abordagem do Ensino da Matemática por meio de resolução de problemas, aliada ao incentivo dado aos alunos pela inserção da escola no Programa OBMEP tem mudado radicalmente ... -
Funções polinomiais e progressões aritméticas: das recomendações oficiais às articulações possíveis
No ensino básico de matemática faz-se pouca articulação entre o estudo de sequências numéricas e o ensino de funções reais. Em particular, o ensino de progressões aritméticas se apresenta de forma pouco articulada com o ... -
O uso de vídeos no ambiente escolar por meio de narrativas: a história do número 1
Nesta ultima decada, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentarios, animações, filmes e curtas) relacionados com Matemática e Estatística. Com o objetivo de potencializar o escopo didatico ...